«Os alunos da Escola Sec. D. Inês de Castro contribuíram para crianças mais felizes»
Consulta Externa do Hospital de Alcobaça ganhou uma nova decoração
«Os alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro deram um contributo para que as crianças se sintam mais felizes», salientou Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na apresentação da nova decoração da sala de espera da Consulta Externa do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), 15 de junho. Bilhota Xavier agradeceu o empenho destes 18 alunos do 12.º ano de Artes, que marcaram presença neste momento de “inauguração” das pinturas que agora alegram este espaço dedicado a crianças e jovens.
O Serviço de Pediatria do CHL, com o apoio da coordenadora da consulta externa de Pediatria na unidade de Alcobaça, Ester Pereira, dinamizaram este projeto. Ester Pereira explica que «o projeto surgiu da necessidade de humanizar a área destinada à consulta externa de Pediatria, em Alcobaça, onde são realizadas consultas de Pediatria Geral, Pedopsiquiatria e Psicologia Clínica».
O desafio foi lançado pelo Diretor do Serviço de Pediatria do CHL, Bilhota Xavier à Escola Secundária D. Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, que de imediato foi aceite pelo Diretor do Agrupamento. A professora Isabel Carvalho, que liderou o projeto, contou que «a parte mais complexa e mais demorada foi a conceção e a criação da ideia, e o trabalho de pintura levou pouco mais de um mês, com os grupos de seis alunos a trabalhar alternadamente». «Foi uma excelente oportunidade de levar o trabalho dos nossos alunos para fora da sala de aula», salientou a professora na apresentação das pinturas inspiradas na lenda de D. Pedro e D. Inês de Castro e na cidade de Alcobaça.
Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, realçou a importância da aproximação das escolas à comunidade, e a feliz oportunidade para este alunos de poderem «contribuir com coisas bonitas e positivas para a comunidade e, neste caso, para as crianças e jovens», lançando desde logo o desafio: «para o ano temos mais trabalho a fazer».
O nome dos jovens autores do projeto está gravado no mural alusivo a Alcobaça, que atualmente decora a sala de espera utilizada pelas crianças e pelas suas famílias. O CHL ofereceu de forma simbólica à Escola um presente de agradecimento, um conjunto de tintas que novos alunos poderão usar em projetos futuros.
Veja a fotogaleria aqui.
Veja a fotogaleria aqui.
Leiria, 17 de junho de 2016