Alertar, intervir e acompanhar são o mote das jornadas do CHL

Seminário pré-encontro fala da “ecologia da esperança”

“Alertar – Intervir – Acompanhar” são as linhas condutoras das Jornadas de 2016 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorrem a 5 e 6 de maio, e se debruçam sobre diversas temáticas, desde a alimentação e pneumologia, aos cuidados continuados e às novas tecnologias de informação aplicadas à saúde. As 11.as jornadas do CHL são antecedidas pelo seminário “Ecologia da esperança – fazer acreditar”, a 4 de maio.

Os trabalhos começam às 9h00, na quinta-feira, 5 de maio, estando a sessão de abertura das Jornadas marcada para as 10h20. Segue-se a mesa redonda “Alimentação do séc. XXI”, que abordará temáticas como o papel da alimentação como antidepressivo, o glúten como “novo inimigo”, e os desperdícios alimentares. A partir das 15h00 os cuidados continuados são o tema que reúne um painel diversificado de especialistas à mesma mesa.

No dia 6, o painel “As tecnologias de informação centradas no doente” dá a conhecer o projetos em e-Health, assim como o HVITAL, na perspetiva da big data servir de suporte à decisão médica. Serão ainda partilhados exemplos de tecnologia aplicada à diabetes. A mesa redonda das 15h00 debruça-se sobre a pneumologia, com espaço para falar de tabaco e tuberculose, assim como de exemplos de pneumologia de intervenção.

As Jornadas reúnem especialistas em psiquiatria, nutrição, psicologia, pneumologia, cirurgia, alergologia, e saúde pública, assim como peritos em cuidados continuados, diabetologia, entre outros.

Leiria, 2 de maio de 2016

Conheça o cartaz e o programa das Jornadas.