Animação, convívio e partilha marcam encontro de jovens diabéticos
Animação, convívio e partilha marcaram o encontro de jovens diabéticos num fim de semana radical organizado pelo serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Foram 14 os adolescentes diabéticos, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, seguidos na consulta de Pediatria no Hospital de Santo André (HSA), que realizaram atividades radicais, em Pataias, com a supervisão médica de sete técnicos do CHL, entre pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista.
«Este encontro proporcionou uma oportunidade aos jovens com a mesma patologia de se conhecerem e fazerem amizades. Alguns adolescentes estavam reticentes em participar e no final revelaram estar muito satisfeitos, com vontade de repetir e até estabeleceram contactos para realizarem iniciativas entre eles e fora do âmbito dos serviços de saúde», refere Ester Gama, pediatra do CHL. «Para nós, enquanto profissionais de saúde, foi uma oportunidade de conhecer melhor os nossos doentes e verificarmos na prática as maiores dificuldades no autocontrolo da diabetes», realça a médica.
Os participantes mostraram-se muito recetivos às ações propostas, que realizaram com muito entusiasmo. Iniciação ao surf, atividades radicais, orientação pedestre, uma ação educativa sobre o desporto e a diabetes e uma sessão interativa com a psicóloga sobre emoções, integraram o programa deste fim de semana. Houve tempo para algumas peripécias, como um passeio noturno com duração prevista de cinco minutos e que se prolongou por uma hora.
Os familiares dos participantes foram convidados a interagir no último dia do encontro, com uma atividade de orientação pedestre para toda a família. Os pais demonstraram a sua satisfação com o sucesso desta iniciativa e manifestaram vontade em ter um papel mais ativo. Delfina Chita, mãe de uma jovem diabética de 12 anos, revela que «foi muito dignificante o envolvimento dos profissionais de saúde, que trabalharam voluntariamente, de forma empenhada. Foram extraordinários!». «Estes jovens que não se conheciam criaram um elo de ligação, com troca de contactos e de experiências. Para nós, pais, foi igualmente enriquecedor pela partilha de hábitos e estratégias para lidar com a doença dos nossos filhos. É uma iniciativa a repetir», destaca esta mãe.
«A partilha de experiências e de rotinas entre os jovens, que lidam diariamente com a diabetes, permitiu-lhes descobrir que não são casos únicos. A prática das múltiplas atividades radicais propostas, foi uma ótima estratégia para concluírem que podem fazer as mesmas coisas que outros jovens sem diabetes, desde que tenham os cuidados adequados», salienta Bilhota Xavier, diretor do serviço de Pediatria do CHL. «Este tipo de atividade traduziu-se em claros ganhos para as boas práticas em saúde, quer na continuidade de cuidados para os jovens e famílias envolvidos, quer para a formação dos profissionais que estiveram presentes. O balanço foi muito positivo e excedeu as expectativas de toda a equipa. É com certeza uma “aventura” a repetir, desejando-se que no futuro possa vir a ser acarinhada pelo Ministério da Saúde», acrescenta o pediatra.
Na Consulta Externa de Pediatria do CHL os profissionais de saúde monitorizam a diabetes, e ensinam pais e filhos a lidar com esta doença crónica, através da administração correta da insulina, de uma alimentação adequada e prática de exercício físico.
Este encontro teve o apoio de várias entidades nomeadamente o NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria, o COC – Clube de Orientação do Centro, Lilly, Bayer, Sanofi, Roche, Abbott, Lifescan, Fundação Caixa Agrícola de Leiria e Avbseguros.