Áreas Dedicadas a Doenças Respiratórias abrem nos Centros de Saúde e no Estádio de Leiria


Entidades de saúde apelam aos utentes que não recorram à urgência hospitalar em casos não urgentes

Para dar resposta aos utentes, foi criada uma Rede de Áreas Dedicadas às Doenças Respiratórias (ADR), incluindo Covid-19, nos Centros de Saúde, que disponibilizam horários* de atendimento específico, com marcação presencial, telefónica ou por e-mail. A complementar esta Rede, a Câmara Municipal de Leiria tem a funcionar, desde ontem 19 de outubro, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa um ADR – C, área de atendimento a doentes respiratórios na comunidade, para receber todos os utentes do ACeS Pinhal Litoral referenciados pela Linha SNS 24, pelo Centro de Saúde onde estão inscritos ou pelo Centro Hospitalar de Leiria, entre as 14h00 e as 20h00, de segunda-feira a domingo. 

Estas medidas integram o Plano Regional de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2020-2021, da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), empenhada em assegurar a resposta nos cuidados de saúde primários aos utentes neste período de pandemia, que gera uma grande afluência às urgências hospitalares.

Em tempo de pandemia, o CHL e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral reforçam o apelo para que os utentes em caso de suspeita de doença, seja por sintomas respiratórios e febre ou outros, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), ou linha telefónica do Centro de Saúde, disponíveis para esclarecer as dúvidas dos utentes, e encaminhá-los se necessário, aos cuidados primários ou hospitalares. 

O ACeS Pinhal Litoral indica ainda os critérios a seguir para os doentes que dispensam uma avaliação diagnóstica presencial, que devem permanecer no domicílio e aguardar o contacto do seu centro de saúde: idade inferior a 60 anos; sintomas ligeiros como febre por período inferior a três dias, com boa resposta aos antipiréticos, e/ou tosse; ausência de sintomas ou sinais de dificuldade respiratória, expetoração com sangue, vómitos ou diarreia persistentes, ou qualquer outro sintoma de gravidade clínica; ausência de doenças crónicas descompensadas ou condições associadas a risco de evolução para Covid-19 com gravidade.

O CHL e o ACES Pinhal Litoral têm feito um grande esforço para continuamente formar e informar os cidadãos sobre a forma correta de usar os serviços de saúde, com destaque para os serviços de urgência, onde os utentes deverão acorrer como último recurso, apenas em situação de real urgência. Se as urgências forem usadas corretamente, os serviços terão mais capacidade de resposta e melhores cuidados.

Para prevenir a Covid-19, são essenciais a higienização frequente das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço), o uso obrigatório de máscara em locais fechados e o distanciamento social. 
 


Horários disponíveis 
aqui.