Cardiologistas do CHL acolhem formação especializada dedicada à saúde coronária ostial
Ação decorre sexta-feira, dia 24 de janeiro, a partir das 8h30, no Hospital Santo André
22 de janeiro de 2020.
A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular (UHICV) do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria, acolhe esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, a formação especializada D@CL – Day at the Cath Lab, dedicada à doença coronária ostial. Esta ação formativa de carácter prático, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, consiste num dia passado na Unidade de Hemodinâmica para o tratamento de doentes com doença coronária ostial, onde aos cardiologistas do CHL e a alguns jovens médicos em formação se juntam especialistas nacionais da área para um trabalho conjunto.
A doença coronária ostial é uma estenose superior a 50%, e clinicamente é indistinta de outras formas de doenças coronárias ateroscleróticas, sendo comum em apresentações como angina de peito crónica e síndromes coronárias agudas. As formas de apresentação menos distintas são a insuficiência cardíaca e a disfunção ventricular esquerda assintomática.
O principal objetivo destas formações especializadas é a aquisição e partilha de conhecimentos, bem como acompanhamento ao vivo de situações complexas em Cardiologia de Intervenção, através da criação de uma experiência prática para os participantes. Nesta iniciativa a partilha de conhecimento alia-se à partilha de experiências.
«Em 2019, 7% das intervenções coronárias percutâneas que efetuámos no CHL foram consideradas em doença ostial. Tratámos 22% de toda a doença ostial que se apresentou anatomicamente na nossa Unidade», destaca Jorge Guardado, coordenador da UHICV do CHL. João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL, congratula-se com esta iniciativa, «que reconhece a nossa idoneidade, capacidade de trabalho e prática especializada na Cardiologia de Intervenção».
Esta é a primeira de algumas das iniciativas que a UHICV realiza este ano no âmbito do seu décimo aniversário de funcionamento. A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular, um serviço de elevada sofisticação tecnológica, nasceu no dia 17 de maio de 2010 e permitiu dotar o CHL de importantes recursos no domínio do diagnóstico e terapêutica das doenças cardiovasculares. Este serviço dispõe de um equipamento de imagem e equipamentos de avaliação cardíaca que permitem a intervenção em duas áreas distintas, o chamado cateterismo cardíaco, quer para diagnóstico, quer para terapêutica, e a área de implantação de dispositivos para tratamento de arritmias, os chamados pacemakers.
A criação desta nova unidade permitiu otimizar o tratamento dos doentes com enfarte agudo do miocárdio, permitindo inserir o Centro Hospitalar de Leiria na rede de referenciação para tratamento desta situação, desenvolvendo a Via Verde Coronária e, desse modo, tratando localmente e em tempo útil todos os doentes da região. Atualmente a equipa da UHICV conta com cardiologistas de intervenção, enfermeiros, e técnicos de Cardiopneumologia, com treino especifico nesta área, a que se associam todos aqueles que se distribuem pelo Internamento, exames de diagnóstico não invasivos, Cuidados Intensivos e Consulta Externa.
Além da abertura da UHICV, foi inaugurada em finais de 2010 a Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, onde se asseguram o tratamento e vigilância dos doentes de mais alto risco, em especial os doentes com enfarte agudo do miocárdio.
22 de janeiro de 2020.