Centro Hospitalar de Leiria acolhe unidade móvel para rastreio de cancro da mama

Unidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro está estacionada no Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria acolhe uma unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Hospital de Santo André, em Leiria, para a realização do programa de rastreio de cancro da mama até 31 de maio de 2017. O rastreio é gratuito e destina-se a todas as utentes inscritas no Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, com idades compreendidas entre os 45 e os 49 anos. 
 
O programa de rastreio de cancro da mama, desenvolvido em estreita colaboração com os cuidados de saúde primários, utiliza sobretudo unidades móveis que se deslocam de dois em dois anos aos concelhos e unidades fixas. As mulheres em idade rastreável (45 aos 49 anos) inscritas nas unidades de saúde recebem uma carta convite para realizar uma mamografia.
 
Este exame radiológico gratuito é estudado por dois radiologistas que, em caso de dúvida, chamam a mulher para uma consulta clínica de aferição. Se subsistirem dúvidas, as utentes são encaminhadas para instituições hospitalares onde será feito um diagnóstico final, e caso a suspeita se confirme, serão rapidamente tratadas. 
 
Para mais informações sobre este programa de rastreio, os interessados podem consultar o site do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/localizacao-das-unidades-de-rastreio/concelho/Leiria/num/140/, contactar através do telefone 239 487 495/6 ou através do e-mail rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.  

6 de dezembro de 2016