Centro Hospitalar de Leiria aposta no processo de reacreditação

Um Hospital auditado por padrões internacionais com qualidade e segurança para os utentes

O Centro Hospitalar de Leiria volta a apostar no processo de reacreditação, no âmbito do sistema de melhoria da qualidade, de forma a prestar os melhores cuidados aos seus utentes aprovados pelos rigorosos auditores internacionais da Joint Commission International (JCI). O processo de acreditação é liderado pela Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do Centro Hospitalar de Leiria, com ganhos evidentes e de grande importância ao nível da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos doentes.
 
A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde, através da verificação e avaliação de procedimentos, que devem cumprir as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo, tendo como fim último a prestação dos melhores cuidados ao doente. 
 
A acreditação é global, transversal a todas as áreas do Centro Hospitalar, desde infraestruturas, equipamentos, ambiente, cuidados assistenciais, prevenção e controlo da infeção, direitos do doente, formação dos colaboradores, etc., e permitiu ao longo dos últimos anos trazer grandes melhorias à forma como os doentes são recebidos e tratados no Hospital de Santo André (Leiria), no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira. Pretende-se assim continuar a apostar num Centro Hospitalar estruturalmente moderno, ao serviço dos cidadãos, bem organizado, sustentado, mais eficiente, mais cómodo, humanizado e seguro para os seus doentes e profissionais.
 
O processo de acreditação pela JCI permitiu ao CHL o reforço de sistemas de segurança, por exemplo: correta identificação dos doentes, para que não haja troca de identidades; circuito seguro de medicamentos, para que nunca seja administrado o medicamento errado; processos sistematizados de cirurgia segura, para assegurar que é sempre operado o doente certo, no local certo, com o procedimento cirúrgico certo; correta higienização das mãos e dos espaços, de modo a controlar e prevenir as infeções e a resistência aos antibióticos; sistematização das transições de cuidados, para que a informação certa acompanhe sempre o doente em caso de transferências entre serviços ou entre instituições; segurança das instalações, para que, em caso de emergência interna ou externa, sejam ativados planos de rápida execução; sinalização do risco através de etiqueta de cor diferente colada na pulseira de identificação do doente; entre outros.
 
A auditoria de reacreditação da JCI decorreu entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro, com uma equipa de cinco auditores de nacionalidade estrangeira, que auditaram in loco os procedimentos sustentados pelo CHL ao longo dos anos, passando por inúmeros serviços, avaliando os cuidados e a performance dos profissionais e analisando a capacidade de resposta dada aos utentes.
 
As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são o “Acesso e continuidade dos cuidados”, “Direitos do doente e da família”, “Avaliação do doente”, “Cuidados prestados ao doente”, “Anestesia e cuidados cirúrgicos”; “Gestão e utilização da medicação”; “Educação do doente e da família”, “Melhoria da qualidade e segurança do doente”, “Prevenção e controlo da infeção”, “Governação, chefias e direção”, “Gestão e segurança das instalações”, “Qualificações e formação do pessoal” e “Gestão da informação”. 
 
O CHL recebeu em novembro de 2015 a acreditação integral das suas três unidades pela excelência e qualidade dos cuidados de saúde prestados, reacreditando o Hospital de Santo André (com acreditação obtida em 2012), e acreditando pela primeira vez o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

6 de fevereiro de 2019