Centro Hospitalar de Leiria assinala Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído
Mimos visitaram vários Serviços do Hospital de Santo André apelando ao silêncio
29 de abril de 2022
A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinalou no dia 27 de abril o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído, com uma iniciativa de apelo ao silêncio, através da atuação de dois mimos – duas voluntárias do grupo de teatro de Santa Eufémia – que visitaram os Serviços do Hospital de Santo André (HSA) onde estão colocados semáforos sonoros, que sinalizam o ruído. No Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) esta sensibilização para o silêncio também foi concretizada internamente.
«O projeto de sensibilização para o ruído hospitalar faz parte do Plano da Comissão de Humanização desde 2018, ano em que se comemorou pela primeira vez no CHL o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído. Nessa iniciativa foram distribuídos a toda a população de colaboradores do CHL, um pin e um flyer com as sete regras de ouro do silêncio, criado especificamente para o efeito», destaca Paula Melanda, membro da Comissão de Humanização do CHL. «Desde então, esta efeméride, que se comemora na última quarta-feira de abril, tem sido assinalada quer com apontamentos nas redes sociais, quer com a divulgação de cartazes apelativos.»
No âmbito da Carta de Compromisso para a Humanização Hospitalar, assinada em 2019, a importância da temática foi reforçada. Assim, a Comissão de Humanização do CHL avançou com a realização de uma medição dos níveis de ruído na instituição, por uma empresa externa, e em agosto de 2020 foram colocados os primeiros semáforos sonoros, sinalizadores do ruído, em vários Serviços do Hospital de Santo André, num total de 12. Em dezembro do mesmo ano foram implementados semáforos no HDP e no HABLO, nos Serviços de Urgência e na Consulta Externa, totalizando quatro equipamentos.
«O objetivo é fazer a monitorização periódica destes semáforos, nos serviços onde estão instalados, recorrendo aos elos dinamizadores para a Humanização, analisar os dados e colocar mais semáforos noutros serviços. Queremos ser um CHL amigo do Doente e do Silêncio», salienta Paula Melanda. «Por outro lado, queremos alertar quer a comunidade hospitalar, quer a população que o hospital serve, para a importância de um ambiente sem ruído, sendo que quem dele mais irá usufruir, é mesmo o doente, daí o slogan "O Silêncio também Cura". Esta campanha de Sensibilização do Combate ao Ruído, segue a par da Promoção para o Silêncio.»
29 de abril de 2022