Centro Hospitalar de Leiria convida utentes para falar sobre o "Coração em tempos de crise"
O Centro Hospitalar de Leiria organiza, na próxima terça-feira, 26 de maio, o colóquio “Coração em tempos de crise”, convidando todas as pessoas que queiram saber mais sobre prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares com as explicações de diversos cardiologistas, e dando igualmente destaque ao trabalho do Serviço de Cardiologia nos últimos cinco anos, desafiando os utentes que por lá passaram a participar e deixar o seu testemunho no evento. Este colóquio, integrado nas atividades que ao longo do mês de maio o CHL dedica ao coração, decorre a partir das 18h00, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e tem entrada livre.
«Sendo um evento aberto ao público, com entrada livre, é uma excelente oportunidade para ouvir um conjunto de pessoas, entre especialistas e utentes, falar sobre a sua experiência, e aprender diversas dicas e conselhos de prevenção das doenças cardiovasculares», salienta João Morais, diretor do serviço de Cardiologia do CHL. «O Teatro José Lúcio da Silva estará de portas abertas a todos!», convida.
As doenças cardiovasculares são atualmente responsáveis por 40% das mortes em Portugal, representando a principal causa de morte no nosso País, e também uma importante causa de incapacidade. A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de fatores de risco modificáveis, pelo que prevenir e agir de forma precoce pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte ou incapacidade.
Depois do sucesso da iniciativa “Um olhar rápido à sua saúde” que decorreu na Praça Rodrigues Lobo, no dia 20 de maio, em que uma equipa de profissionais de saúde dinamizou rastreios de tensão arterial e da diabetes, controlo de peso, medição do índice de massa corporal, e ensinamentos para uma alimentação saudável; se comeu uma sopa confecionada de forma completamente saudável, e se ouviu as dicas e as explicações de João Morais, abrem-se agora as portas do Teatro José Lúcio da Silva, para um encontro entre utentes e cardiologistas.
As intervenções serão de Alexandre Nunes e João Morais, cardiologistas do CHL; Henrique Carvalho e José Batista, cardiologistas, colaboradores do CHL para a área da intervenção vascular; José Ferreira, utente do Serviço de Cardiologia; e Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.