Centro Hospitalar de Leiria dedica o mês de maio à Família

Iniciativas da Comissão de Humanização têm a parceria do Politécnico de Leiria

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria dedica o mês de maio à Família, com várias iniciativas a realizar no Hospital de Santo André (HSA), e que contam com a parceria dos estudantes de mestrado de Intervenção e Animação Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. As ações preenchem grande parte do calendário de maio e são dirigidas a utentes e profissionais do CHL.
 
«As pessoas são a razão de ser do hospital. Cada elemento da equipa de saúde (profissionais, utentes, acompanhantes/familiares/pessoas significativas e outros membros da comunidade) é fulcral no processo do Cuidar. Mostrar o respeito e admiração que temos pelas pessoas de quem cuidamos e com quem trabalhamos é essencial e é um investimento em saúde», explica Rita Martins, enfermeira e membro da Comissão de Humanização do CHL. «Todas estas ações vêm reforçar a importância de envolver a comunidade na dinâmica da instituição. Um hospital aberto à comunidade, onde todos os elementos têm voz, são respeitados e valorizados, é um hospital humanizado.»
 
“A Hora do Conto”, com animação e dramatização de histórias para os mais pequenos, acontece na sala de espera da Consulta Externa de Pediatria, nas terças e quintas-feiras de maio, entre as 10h00 e as 12h00, e no dia 25 de maio, no mesmo horário, há uma dinâmica com a temática “Emoções, Música e Plasticina”, para o mesmo público. No dia 17 de maio, a partir das 14h00, realiza-se uma dinâmica intitulada “Um sorriso cura”, na área da consulta de Pedopsiquiatria, dirigida a pequenos e jovens utentes e seus familiares. Nos dias 5, 13, 17, 19, 24, 26 de maio e 2 de junho decorrem sessões no Hospital de Dia Polivalente, de leitura partilhada, jogos e dinâmicas para os utentes. 
 
Está prevista uma animação itinerante, com excertos teatrais e jogos dramáticos com humor, para utentes e colaboradores do CHL no dia 10 de maio, entre as 15h30 e as 17h30, nas zonas da Consulta Externa, Unidade de Ambulatório de Pneumologia e de Gastrenterologia. Estes mesmos espaços recebem no dia 17 de maio, entre as 15h30 e as 17h30, uma performance de dança, com o tema “Intuição”. Noutros espaços comuns, em zonas de elevadores, por exemplo, decorre no dia 13 de maio, entre as 10h00 e as 12h00, uma interação musical.
 
A Comissão de Humanização organiza ainda atividade só para os profissionais, mediante inscrição obrigatória. No dia 4 de maio concretiza-se um workshop de jogos de improvisação e teatro; no dia 9 de maio realiza-se o workshop “Vamos dançar a vida”; no dia 12 de maio acontece um workshop de teatro; e nos dias 16 e 17 de maio decorrem sessões de relaxamento.
 
«Os últimos dois anos foram completamente atípicos e privaram-nos de muitos contactos. A conjuntura provocada pela Covid-19, expôs-nos muito como profissionais de saúde e como instituição, e obrigou-nos à reorganização da dinâmica hospitalar e social. Sobretudo, por nos encontrarmos a viver uma experiência nova para todos, a necessidade de intervenções ao nível da Humanização Hospitalar reveste-se de uma, ainda maior, importância», acrescenta Rita Martins.

 
10 de maio de 2022.