Centro Hospitalar de Leiria esclarece a importância do Portal do Utente
O Centro Hospitalar de Leiria dinamiza uma campanha de divulgação e esclarecimento da plataforma do Portal do Utente junto dos utilizadores, que decorre nos dias úteis entre 23 e 31 de março, na Consulta Externa do Hospital de Santo André, em Leiria. Uma equipa do HSA está disponível das 9h30 às 13h00, e das 14h00 às 17h00, para dar a conhecer a plataforma, mostrando as vantagens e importância da utilização desta ferramenta rápida, de atualização contínua, segura e permanente.
Nesta ação os utentes são convidados a realizar a sua inscrição no Portal, e aprendem passos simples e úteis como por exemplo a forma de solicitar eletronicamente uma consulta nos centros de saúde, efetuar pedidos de receituário crónico ou solicitar isenção de taxas moderadoras. Outro dos objetivos desta campanha de divulgação é avaliar as principais dificuldades reveladas pelos utentes no acesso à plataforma.
«A Plataforma de Dados da Saúde (PDS), de que faz parte o Portal do Utente, é uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde, na medida em que permite consultar o historial clínico do utente, assim como informações importantes sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida, o que em muitas situações agiliza os processos de tratamento», explica João Gomes, enfermeiro-chefe do Serviço de Especialidades Cirúrgicas e embaixador da Plataforma de Dados de Saúde no CHL.
O Portal do Utente, em funcionamento desde maio de 2012, inclui informações fornecidas pelos próprios utentes, e que podem ser úteis aos profissionais que os acompanham. Estas informações ficam imediatamente disponíveis para os profissionais de saúde, o que pode fazer toda a diferença quando o utente está numa situação de urgência, consulta ou internamento. Os utentes podem ter acesso a vários dados sobre o seu processo, como consultas e internamentos realizados em qualquer parte, consultar a inscrição em lista de espera para cirurgia, o seu Testamento Vital, entre outras informações, e ainda alertas de saúde adequados à sua condição, por exemplo de obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
Em janeiro de 2013 o CHL formalizou a sua adesão à PDS, uma rede nacional que liga 430 instituições de saúde nacionais, públicas e privadas, dando acesso a todos os profissionais de saúde aos dados dos utentes registados nos cuidados primários, hospitais e cuidados continuados. Esta plataforma disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, e que integra e disponibiliza informação de instituições de norte a sul do País (e qualquer local onde o utente possa vir a ser atendido).