Centro Hospitalar de Leiria “dá” música aos doentes internados no HSA

Dia Mundial do Doente assinala-se no dia 11 de fevereiro

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria deu ontem, dia 11 de fevereiro, música aos doentes internados no Hospital de Santo André, para celebrar o Dia Mundial do Doente. Os três momentos musicais, interpretados por músicos e cantores voluntários, ocorreram na Consulta Externa para doentes de ambulatório, no parque de estacionamento para os doentes da torre poente e junto ao Serviço de Urgência Geral para os doentes da torre nascente. Atuaram o Trio de Cavaquinho Sónia Vieira, o cantor João Miguel e o quarteto Helena Lima, Beatriz Vieira, Alexandra Vieira e Marcelo Menino. 
 
«A música era algo que poderia ser oferecido do exterior para dentro das paredes do Hospital. Mesmo os doentes que estão mais dependentes teriam a oportunidade de ouvir esta mensagem», salienta Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL. «Mais uma vez, Leiria demonstrou que é uma terra de músicos de grande calibre e que, apesar das dificuldades que o setor atravessa, disponibilizaram o seu tempo e o seu talento para animar os nossos doentes.»
 
«A principal preocupação da Comissão de Humanização no que concerne ao doente, tem sido o isolamento social a que este se encontra sujeito, devido à situação pandémica. Não podendo celebrar este dia como em anos anteriores, pensámos de que forma os doentes nos poderiam ouvir e sentir que não estão sozinhos», explica Andreia Correia. 
 
Além da música, os doentes internados receberam um cartão com a informação de que existem voluntários no CHL dispostos a auxiliar a comunicação com as suas famílias, com recurso aos tablets existentes. Esta mensagem chegou aos doentes no tabuleiro do seu almoço, com a colaboração da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.


12 de fevereiro de 2021.