Centro Hospitalar de Leiria realiza TAC Cardíaca e Angiografia Coronária por TAC
Equipamento permite reduzir pedidos de exames a prestadores externos
O Centro Hospitalar de Leiria já realiza a Tomografia Computorizada (TAC) Cardíaca e a Angiografia Coronária por TAC, o que permite um estudo mais adequado de muitos doentes, bem como reduzir a realização de outros exames mais complexos e de maior desconforto para os doentes. Este exame, executado com muito baixo risco para o doente e rápido na sua realização, é hoje um dos métodos de imagem mais importantes em Medicina Cardiovascular.
«Esta aquisição representa uma importante mais-valia para o CHL e para os doentes que servimos. A partir de agora é possível, no interior do CHL, executar todos os exames de imagem cardiológica, não sendo necessário o recurso a instituições externas, com tudo o que isto significa de conforto para os nossos doentes», destaca João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL.
«Este é mais um passo relevante no plano estratégico do CHL, que possibilita o crescimento da instituição com uma oferta cada vez mais diferenciada aos nossos utentes relativamente a meios complementares de diagnóstico e terapêutica», afirma Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Este equipamento de TAC, no valor de cerca de 600 mil euros, contribuirá ainda para a melhoria do desempenho operacional e económico, e reduz os nossos pedidos de exames a entidades externas, nomeadamente de foro cardíaco».
Para a realização destes exames, há uma colaboração entre os Serviços de Cardiologia e Imagiologia, já que os procedimentos são realizados, em conjunto, por um Radiologista e um Cardiologista, às terças-feiras, no período da manhã. Estes exames de imagem permitem observar as artérias do coração e ajudam a esclarecer as causas de dor torácica ou outras doenças cardíacas, e em muitos casos, evitar a realização do cateterismo cardíaco, mais invasivo e de maior risco.
10 de novembro de 2020