Centro Hospitalar de Leiria recebe Pai Natal com surpresas para crianças e idosos

Iniciativa partiu da associação criada por emigrantes portugueses em França
O Centro Hospitalar de Leiria recebeu o Pai Natal no dia 25 de dezembro numa visita recheada de surpresas para crianças e idosos internados no Hospital de Santo André, em Leiria. A iniciativa partiu da Associação Les Amis du Plateau, criada por um grupo de emigrantes portugueses residentes em França, que, ao longo dos anos, realizam estas e muitas outras ações de homenagem e ajuda a Portugal e França.
 
A Valdemar Francisco e ao seu irmão Gilberto Mota, representantes da Associação e naturais de Leiria, juntaram-se Alice Francisco, Anabela Mota e Vitor Matos, empresário e recentemente eleito presidente da Junta de Freguesia de Regueira de Pontes, para esta visita que foi acolhida por profissionais e utentes, com Pai Natal, trenó e presentes, como manda a tradição.
 
Com uma história pessoal e familiar que o obrigou a passar muito tempo em hospitais, Gilberto Mota encontrou forma de minimizar o estigma dos hospitais e da doença, visitando regularmente estas instituições, num ritual que se repete há anos, e que fez agora questão de repetir na sua terra Natal, Leiria.
 
A visita passou em primeiro lugar pela Pediatria, para conhecer e presentar as crianças e jovens lá internados, seguindo-se um outro serviço de internamento, onde se concentra um grande número de doentes idosos, que puderam assim desfrutar de uma companhia especial nesta quadra festiva.
 
Valdemar Francisco, presidente da Les Amis du Plateau, há quase 60 anos em França, vê nestas ações a melhor forma de agradecer tudo de bom que a vida lhes trouxe em França, e também de contribuir para ajudar a apoiar aqueles que, por circunstâncias diversas, são mais desfavorecidos. E é por isso que quer que este seja o primeiro de muitos Natais junto de crianças e idosos de Leiria e de França, onde outros membros da Associação visitarão igualmente as crianças e idosos internados em hospitais.
 
«Foi com grande alegria que recebemos a notícia da visita do Pai Natal ao nosso Hospital, uma iniciativa que não nos cansamos de agradecer, em nome dos nossos utentes, que tiveram um dia mais feliz e animado, dentro do espírito festivo que procuramos sempre manter para os doentes internados», salienta Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Esta é a nossa forma de olhar para a comunidade, de portas e corações abertos, com profissionais dedicados, competentes e sempre disponíveis para dar atenção e um abraço a quem está mais debilitado, e que não tem família ou amigos que possam acompanhar o seu internamento», salienta.

26 de dezembro de 2017