Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir acompanhantes e visitas de forma condicionada

Será obrigatório o uso de máscara, a medição da temperatura corporal e a higiene das mãos
 
O Centro Hospitalar de Leiria vai voltar a permitir a presença de acompanhantes e visitas de forma condicionada, já a partir de dia 18 de maio, segunda-feira. Todas as pessoas que pretendam entrar em qualquer uma das unidades do CHL, Hospital de Santo André (HSA), Hospital Distrital de Pombal (HDP) e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), deverão usar máscara, medir a temperatura corporal à entrada e fazer a higiene das mãos antes, durante e após a presença no hospital.
 
A monitorização da temperatura corporal será realizada pelos vigilantes que, em caso de febre, suspenderão a entrada dos acompanhantes e cuidadores, e encaminharão os utentes para o atendimento COVID-19 no Serviço de Urgência Geral. O uso de máscara será obrigatório por todos (profissionais e utentes), sendo que no caso de acompanhantes e cuidadores e utentes em ambulatório deverá ser uma máscara social ou cirúrgica, e no caso de utentes no internamento ou urgência deverá ser uma máscara cirúrgica.
 
A higienização das mãos será obrigatória na entrada e saída das unidades do CHL, e sempre que seja necessário, nomeadamente à entrada e saída dos quartos de internamento, antes e após o contacto com o doente, após o contacto com superfícies fora do seu ambiente (situação que não é recomendável), à entrada e saída dos gabinetes de consulta, salas de tratamento ou exames, etc.
 
No que respeita à realização de visitas e permanência de acompanhantes e cuidados, continuará a ser impedida a presença nas Áreas Dedicadas COVID-19, privilegiando-se o contacto telefónico e/ou por videoconferência. Nos serviços de internamento continuam suspensas as visitas, sendo apenas possível a presença de um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca, entre as 18h00 e as 20h00, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados nos serviços da torre poente, e nas quartas-feiras, sextas-feiras e domingos nos serviços da torre nascente.
 
No Serviço de Ginecologia/Obstetrícia continuam suspensas as visitas em casos de partos vaginais e alta precoce previsível, e nos restantes internamentos o acompanhante/cuidador poderá permanecer uma hora no horário das 18h00 às 20h00, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. No serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, será permitida a entrada de um acompanhante na sala de partos após o parto por um período de 15 minutos; no caso de partos por cesariana, a visita terá lugar após o parto na sala 7 do Bloco de Partos. As atividades de preparação para o parto e a visita guiada pré-natal continuam suspensas.
 
Nos serviços que não permitem habitualmente a presença do acompanhante/cuidador, a visita poderá ser feita apenas num período único, nos seguintes moldes: no Serviço de Medicina Intensiva, na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente (UCAP), na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC) do HSA, e na Unidade de Internamento Curta Duração (UICD) do HABLO e do HDP, entre as 19h00 e as 19h30, às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos; no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, as visitas decorrerão das 18h30 às 19h00 às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.
 
Nos serviços em que a presença de acompanhantes/cuidadores exija, além da máscara cirúrgica (que deverá ser descartada e substituída à saída do serviço), o uso de outros equipamentos de proteção individual (EPI), a entrada será avaliada pelo serviço, assim como nos casos dos internamentos de utentes em situação especial.
 
Nos serviços de urgência, assim como na Consulta Externa, continua suspensa a presença de acompanhantes, excetuando os doentes vulneráveis que poderão ter um acompanhante. No Serviço de Pediatria (internamento e urgência) será permitida a presença de um acompanhante 24 horas, mas este deverá realizar previamente o teste SARS-COV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL. Na Consulta Externa, apenas será permitida a entrada dos utentes com 30 minutos de antecedência.
 
No Hospital de Dia (incluindo sala de espera) continua suspensa a presença de acompanhante/cuidador, e na Cirurgia de Ambulatório será permitido um acompanhante/cuidados nos casos em que situação clínica assim o exija.
 
Os serviços de atendimento estarão equipadas com barreiras físicas de proteção e sinalética que indicará circuitos e distâncias de segurança a adotar, e manter-se-ão suspensas as cerimónias religiosas das capelas do CHL, sendo o apoio espiritual aos doentes internados realizado por telefone ou videoconferência.

15 de maio de 2020.