Centro Hospitalar Leiria-Pombal altera designação para Centro Hospitalar de Leiria


O Governo aprovou, no passado dia 3 de outubro, a alteração da denominação do Centro Hospitalar de Leiria Pombal, E.P.E., para Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E. (CHL), alteração ontem publicada em Diário da República. «A nova designação do centro hospitalar em causa deve corresponder à identificação desta unidade de saúde com toda a região de Leiria, com uma identidade comum e com características próprias, pelo que se adota a nova denominação de Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E.», explica o Decreto-Lei 157/2013 de 12 de novembro, que cria o CHL.

Como refere o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar, a proposta de designação apresentada ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, reuniu consenso junto dos presidentes de câmara de Pombal e Alcobaça, e teve em consideração que «devemos ter um nome forte e que facilmente identifique do que estamos a falar e onde se encontra situado, e que seja mais do que um centro hospitalar de algumas cidades e vilas, mas de toda uma região de Leiria com uma identidade comum e com características próprias».

«O atual centro hospitalar tem sido reconhecido pela qualidade e excelência do seu trabalho a nível nacional  e por isso deve ser uma instituição da região para o País», salienta o CA, acrescentando que «a saúde nesta região deve ser, só por si, uma marca, como o são o empreendedorismo, o empenho e garra das suas pessoas; a sua localização geográfica central no País e a sua diversidade de história, património e recursos naturais; a riqueza e dinamismo dos sectores de atividade que dão cartas além-fronteiras, etc.,  características que fazem desta uma região única, um exemplo do melhor que se faz no nosso País, e que deve ser a identidade também deste Centro Hospitalar».

O Centro Hospitalar de Leiria integra o Hospital de Santo André, em Leiria, o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, de Alcobaça, integrado a 1 de setembro de 2013. No total, o CHL serve uma população de cerca de 380.000 utentes.