CHL acreditado pelo INEM para formar em Suporte Básico de Vida
Profissionais do CHL já formaram quase uma centena e meia de colaboradores
O Centro Hospitalar de Leiria está acreditado pelo INEM para formar os seus colaboradores em Suporte Básico de Vida (SBV). A equipa de formadores, constituída por quatro médicos e quatro enfermeiros do CHL, habilitada pelo INEM a formar em SBV, já lecionou a cerca de uma centena e meia de profissionais de todas as categorias.
Sendo a paragem cardiorrespiratória uma das principais causas de morte em todo o mundo, e que o SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, «é essencial dotar os nossos profissionais de competências para que em qualquer parte dos nossos hospitais possam responder a uma emergência deste género, até que chegue a Equipa de Emergência Médica Intra-hospitalar (EEMI). Acreditamos que este é mais um passo para cimentar a confiança dos utentes no CHL e nos seus profissionais», considera Sandra Cabete, coordenadora do Gabinete de Educação e Formação Permanente do CHL.
Dos 13 cursos de SBV ministrados desde janeiro no CHL, participaram 147 profissionais, entre enfermeiros - o grupo profissional com mais participantes -, médicos, internos de formação específica e de ano comum, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e assistentes operacionais.
«As formações de suporte básico de vida são habitualmente dadas em contextos específicos, e a cargo do formando, sendo que dentro de um hospital, apenas nos serviços de Urgência e no serviço de Medicina Intensiva é que há em permanência meios humanos com competência para garantir SBV, sendo ativada a EEMI sempre que se verificam paragens dentro do perímetro do hospital.» «Com esta acreditação a nossa equipa de formadores garantiu mais cem colaboradores aptos a fazer SBV desde que a pessoa entra em paragem cardíaca - que pode ser um utente, um visitante, ou outro profissional, por exemplo -, até que seja prestado o socorro, o que consideramos extremamente positivo, e que vai ao centro das recomendações da Joint Commission International, que acredita em qualidade e segurança os três hospitais do CHL», adiantou ainda Sandra Cabete.
Até este ano, o CHL garantia as ações de formação em SBV e em Suporte Avançado de Vida através de entidades externas acreditadas. Com o processo de acreditação do CHL pelo INEM concluído, desde janeiro que esta formação é assegurada internamente, por meios próprios, o que vai permitir rapidamente dar formação a um maior número de colaboradores, constituindo-se assim numa medida preventiva de grande valor e de segurança para qualquer pessoa que circule no interior das diversas unidades deste Centro Hospitalar.
27 de agosto de 2018