CHL assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com vídeo

Comissão de Humanização divulga #SignalForHelp para pedido de ajuda


A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria assinala hoje, dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com um vídeo de sensibilização, protagonizado por colaboradores da instituição. «Apesar de sabermos que as equipas estão treinadas para detetar os sinais das vítimas de violência doméstica, parece-nos importante a questão da adoção de um sinal universal de alerta. E, neste contexto, tomámos conhecimento recentemente do #SignalForHelp, um gesto silencioso, feito com a mão, e que pode ser usado presencialmente, ou numa chamada de vídeo, para alertar os outros de que a pessoa se encontra em situação de perigo (quando não pode falar)», indica Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização.
 
O “Signal for Help” foi implementado pela Canadian Women's Foundation em 2020, mas só mais recentemente foi popularizado na rede social Tik Tok. 
 
Ao serviço de urgência dirigem-se vítimas que, por vezes, vêm acompanhadas dos seus agressores. O pedido de ajuda nem sempre é fácil, pois não podem ou têm medo de falar. A problemática da violência doméstica tem sido uma preocupação constante da sociedade em geral. Os números são gritantes e existe ainda muito caminho a percorrer para apoio às vítimas de violência doméstica.
 
«A Comissão de Humanização tem estado desperta para esta problemática e tem vindo a pensar ao longo do tempo numa estratégia, uma frase tipo, um sinal que fosse uniformizado na instituição, no fundo, algo discreto que permitisse à vítima pedir ajuda, sem que fosse percecionado pelo agressor. 
Para sinalizar este dia, produzimos este vídeo e tivemos o apoio da APAV, com a cedência de materiais promocionais, assim como, o apoio da banda Francisco, el Hombre, que cedeu gentilmente o tema musical “Triste, Louca ou Má” para a sonoridade do vídeo», salienta Andreia Correia.
 
Para além da formação aos serviços do CHL, a Comissão de Humanização pretende ser o veículo da divulgação do #SignalForHelp da Canadian Women’s Foundation a nível nacional, procurando disseminar um conceito universal de pedido de ajuda para qualquer vítima que se encontre em situação de perigo. 


Ver o vídeo aqui.