CHL assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com música e exercício físico

Iniciativas decorrem nos dias 4 e 5 de fevereiro
A equipa do Serviço de Oncologia e do Hospital de Dia Polivalente do Centro Hospitalar de Leiria assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro no dia 4 de fevereiro, com uma manhã de partilha de emoções e música. A partir das 10h00 no Hospital de Dia do Hospital de Santo André, será apresentado o testemunho de um utente, sobrevivente de cancro, que também dará algumas notas musicais acompanhado pelo seu acordeão, e às 12h00, a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos protagoniza um momento musical intitulado “Sons que tocam”.
 
No dia 5 de fevereiro, o Centro Hospitalar de Leiria associa-se à Brisas do Lis Night Run, como forma de assinalar a luta contra o cancro. O encontro é às 21h00 na Praça Rodrigues Lobo, e o percurso de caminhada/corrida/orientação passará depois pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o Centro Hospitalar e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria) / Pédatleta.
 
«Com estas iniciativas pretendemos sensibilizar a comunidade para a importância da esperança na luta contra o cancro, através da partilha de histórias de superação, de momentos musicais que celebrem a vida e a gratidão, e da prática de exercício físico para a promoção da saúde e bem-estar», destaca Cristina Pissarro, diretora do Serviço de Oncologia do CHL.
 
O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e características de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.

3 de fevereiro de 2020.