CHL e Respol assinam protocolo para construção de quartos de isolamento na Pneumologia

Concurso público para obra abre brevemente


Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria e Manuel Barbeiro Costa, presidente do Conselho de Administração da Respol Resinas, assinaram recentemente um protocolo de cooperação, que oficializa uma doação que poderá ascender até 100 mil euros da Respol Resinas, para a construção de três quartos de isolamento com pressão negativa, no internamento do Serviço de Pneumologia do CHL, para tratamento em segurança, de doentes infeto-contagiosos. O concurso público para esta obra está em processo de abertura e o valor total previsto para este projeto é de cerca de 200 mil euros.
 
Os quartos de pressão negativa permitem o controlo da infeção e são usados para isolar doentes com doenças contagiosas, transportadas por via aérea, tais como o sarampo, tuberculose, SARS, MERS e Covid-19. Dentro destes quartos, a pressão atmosférica é mantida mais baixa que o ambiente fora do quarto e através de um sistema de ventilação, o ar é constantemente renovado. A temperatura e a humidade são monitorizadas e o objetivo é impedir que o ar contaminado saia e o vírus se espalhe.
 
Esta doação da Respol Resinas, já realizada em 50 mil euros, integra a sua política de responsabilidade social e a prática de valores éticos, em que apoia diversos projetos e causas meritórias, prestando assim apoio às comunidades onde exerce a sua atividade, em particular na área sede, que coincide com a área de influência e de responsabilidade do CHL.

9 de outubro de 2020.