CHL entrega "Prémio de Investigação José Ribeiro Vieira" em noite de aniversário da NERLEI
Prémio anual promove o desenvolvimento da atividade científica dentro da instituição
30 de junho de 2018
O Centro Hospitalar de Leiria entregou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira” ao projeto encabeçado por Catarina Ruivo, médica interna de Cardiologia da instituição, na noite em que se assinalou o aniversário da NERLEI – Associação Empresarial Região de Leiria, na passada terça-feira, 26 de junho. O evento contou com dezenas de convidados, representantes de instituições e de empresas.
Num dia de festa e de celebração da cooperação entre instituições e entre empresas da região de Leiria, Jorge Santos abriu o evento com uma intervenção emocionada, em que lembrou que em 2017 a NERLEI não assinalou o seu aniversário devido aos violentos incêndios no distrito. Por isso Jorge Santos quis que esta ocasião fosse, antes de mais, uma homenagem à força e resiliência das pessoas afetadas pelos incêndios.
Jorge Santos lembrou que Leiria é uma região dinâmica que tem dado um grande contributo ao desenvolvimento do País. Salientou igualmente o orgulho da região no Centro Hospitalar de Leiria, agradecendo a todos os colaboradores pelo trabalho que têm desenvolvido nesta instituição em prol da região: «A todos os colaboradores, o nosso muito obrigado». À intervenção do presidente da NERLEI seguiu-se a atribuição de “Prémios Carreira” a quatro empresários, sócios-gerentes ou administradores, de empresas associadas, com 80 ou mais anos de idade, que mantêm vínculos a estas, ainda que já não tenham funções executivas; e do “Prémio Empresa Sustentável” a 17 empresas associadas com 50 ou mais anos de atividade.
Entre empresários e representantes de instituições e entidades dos mais diversos setores da sociedade, João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do Centro de Investigação do CHL, fez uma intervenção que chamou de “Uma década de sucesso” e que visava apresentar a todos os presentes o crescimento e desenvolvimento deste Centro Hospitalar. Começou por salientar a dimensão da instituição, a maior dentro daquelas com o mesmo nível de cuidados, uma referência a nível nacional, e um exemplo de gestão, com mais de 30 milhões de euros de investimento próprio aplicados na melhoria de instalações, equipamentos e cuidados.
A Acreditação pela Joint Commission International foi outros dos aspetos focados pelo médico, atualmente presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que desde 2012 reconhece a excelência do Hospital de Santo André, e, desde 2015, dos três hospitais que compõem o CHL: o Hospital de Santo André, o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, e o Hospital Distrital de Pombal. «Esta acreditação diz que eu trato bem, por exemplo, o enfarte do miocárdio, mas diz mais, diz que eu trato com carinho e cuidado o doente com enfarte do miocárdio», sublinhou João Morais.
O diretor do Serviço de Cardiologia explicou que o CHL é um centro de formação de excelência, com idoneidade formativa em 14 especialidades médicas, em enfermagem e noutras áreas da saúde, e é hoje um centro de investigação dinâmico e respeitado, a dar grandes passos, concluindo que o Centro Hospitalar de Leiria “trata bem, forma bem e investiga bem». Numa instituição onde já havia iniciativas de investigação, e onde, em 2014, se deu o passo para a formalização do CI, mudando toda a realidade, deu-se em seguida o passo de criar o Prémio de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira, uma evolução natural que visa criar condições para promover e incentivar ainda mais a investigação. Em preparação estão também as bolsas de investigação, destinadas ao desenvolvimento e concretização dos projetos de investigação.
A cerimónia continuou com a entrega do Prémio de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira à vencedora, Catarina Ruivo, que desenvolveu um projeto ligado à Cardiologia, a sua área de especialidade, e que recebeu o galardão das mãos de Catarina Vieira, filha de José Ribeiro Vieira, falecido em 2012.
Marques Mendes, advogado e comentador político, foi o orador convidado do evento, com uma intervenção sobre competitividade. «Falar de competitividade num distrito que é, ele próprio, o exemplo de competitividade, é um grande desafio», afirmou, realçando a «excelência das instituições e serviços públicos da região, de que são exemplo o Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria».
O Prémio de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e visa estimular a atividade científica do CHL. Insere-se num programa mais vasto que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria leva a cabo, e que visa estimular a participação dos profissionais, e em especial dos mais jovens, em projetos e iniciativas de investigação científica.
O prémio tem o valor monetário de 1.000 euros, e pretende custear despesas de investigação e desse modo assegurar a continuidade dos projetos (como a participação num congresso, a aquisição bibliográfica, o pagamento de uma tradução, por exemplo).
30 de junho de 2018