CHL integra projeto piloto nacional para literacia dos cidadãos
Iniciativa inclui semanas temáticas: esta semana fala-se sobre Segurança Cirúrgica
9 de abril de 2018
O Centro Hospitalar de Leiria é uma das nove instituições de saúde nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar um projeto piloto a nível nacional que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto da comunidade. O projeto, que pretende ser um forte contributo para a redução dos incidentes de segurança associados à prestação de cuidados de saúde, envolve semanas temáticas mensais dedicadas a algumas das áreas que dependem da colaboração dos utentes para garantia da segurança dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde, como por exemplo, os cuidados pré e pós cirúrgicos, a prevenção de quedas, a prevenção da resistência aos antibióticos, entre outras.
A segurança cirúrgica é o tema da semana temática de abril, que decorre de dia 9 a 13, e que pretende informar os cidadãos das diversas fases do “processo cirurgia segura”, que envolve várias fases, no pré e pós cirurgia. Durante esta semana, na página de Facebook do Centro Hospitalar de Leiria (facebook.com/CentroHospitalarLeiria), os utentes encontram toda a informação que devem saber sobre este assunto, nomeadamente o que devem levar para o hospital para uma cirurgia programada, o que devem fazer (ou não fazer) antes da cirurgia, as razões de os diversos profissionais questionarem o seu nome completo nas várias fases do processo, porque prepararam a sala e o doente relatando todos os passos em voz alta, o que esperar depois de um procedimento cirúrgico, e muito mais.
Os utentes que se deslocarem à Consulta Externa durante este período terão também oportunidade de ver estas e outas informações no circuito de televisão interno, nos espaços de espera.
Teresa Peralta, enfermeira da Comissão da Qualidade do CHL, que dinamiza o projeto piloto na unidade, destaca a importância da iniciativa: «a cultura de segurança nos cuidados de saúde não depende apenas dos profissionais, depende também dos cidadãos, dos utentes e das suas famílias, que queremos sejam nossos parceiros na promoção dessa segurança. Todos somos interessados em prestar e receber cuidados de saúde de qualidade e seguros, e esperamos que no final deste projeto, que terá um período experimental de dois anos, possamos comprovar uma mudança de paradigma, em que testemunhemos cada vez mais cidadãos mais ativos e colaborantes na promoção e garantia de segurança».
A promoção da segurança nos cuidados de saúde e a evicção de incidentes relacionados estão no foco das atenções dos organismos do setor. Tanto as recomendações da segunda Reunião Mundial de Ministros sobre Segurança dos Doentes, realizada em Bona no ano passado, como o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, focam recomendações direcionadas para a luta aos incidentes de segurança associados à prestação de cuidados de saúde, sendo a literacia em saúde uma das apostas a seguir.
A Organização Mundial da Saúde define literacia em saúde como a capacidade para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida do dia-a-dia - em casa, na comunidade, no local de trabalho, no mercado, na utilização do sistema de saúde e no contexto político, que possibilita o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades.
Além do CHL, integram este projeto piloto nacional o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, a Unidade Local de Saúde do Nordeste, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Centro Hospitalar de Lisboa Central, e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
As áreas prioritárias a ser trabalhadas nas semanas temáticas são a promoção da higiene das mãos, a segurança cirúrgica, a segurança na utilização da medicação, a prevenção de quedas, a prevenção de úlceras de pressão, e a prevenção de infeções e de resistência aos antibióticos.
9 de abril de 2018