CHL organiza recolha de sangue para colaboradores
O Centro Hospitalar de Leiria organizou, no passado dia 17 de março, uma recolha de sangue para os colaboradores do Hospital de Santo André. Esta iniciativa interna, do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHL, contou com a parceria do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), que mobilizou durante um dia uma unidade móvel estacionada junto ao edifício principal do hospital de Leiria.
O balanço da ação foi positivo, com uma adesão muito significativa num único dia de colheita, que esgotou a capacidade de resposta. Uma equipa de seis pessoas do IPST, entre médico, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais assegurou a recolha de sangue.
«Somos o hospital das pessoas e queremos dar o exemplo aos nossos utentes de como podemos ajudar o próximo. Com o gesto da dádiva de sangue podemos salvar vidas e é essa mensagem que queremos transmitir à sociedade, para que tenha uma atitude altruísta e dê sangue», explica Inês Carlos, do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHL.
O Instituto Português do Sangue e Transplantação tem por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação, garantindo a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, bem como de componentes sanguíneos de órgãos, tecidos e células de origem humana. No site do ISPT, os interessados podem consultar uma agenda atualizada de todos os locais onde são realizadas diariamente colheitas de sangue.