CHL recebe Consórcio Brasileiro de Acreditação e atualiza manual da JCI

Formação junta profissionais de vários hospitais integrados em processos de acreditação

O Centro Hospitalar de Leiria recebeu no final de setembro a visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação para um curso de atualização do manual da Joint Commission International (JCI), que juntou os profissionais da área da Qualidade do CHL e dos restantes hospitais do País envolvidos no processo de acreditação da JCI.
 
O curso, que decorreu durante três dias num total de 24 horas de aulas teóricas, plenárias e dinâmicas de grupo, permitiu analisar detalhadamente as mudanças do novo manual de padrões de qualidade da JCI, que já vai na sua sexta edição. Para cada capítulo do manual, António Jorge Santos, formador do Consórcio Brasileiro de Acreditação, promoveu dinâmicas de grupo, para incentivar os profissionais para a discussão e elaboração de planos de ação e idealização de medidas de melhoria.
 
«A partilha de experiências entre os vários hospitais foi muito profícua e enriquecedora. Para cada problema foram apuradas as soluções adotadas (e algumas muito criativas), de forma a dar resposta às exigências dos padrões da JCI. O princípio assenta na melhoria da qualidade e segurança do doente, que é o principal foco deste sistema de acreditação», refere Bilhota Xavier, presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do CHL.
 
A formação teve como principais objetivos atualizar o conhecimento e a compreensão conceptual e técnica da metodologia de Acreditação Internacional, sensibilizar os profissionais para a sua participação ativa na gestão eficaz e eficiente dos processos nos quais estão envolvidos, bem como capacitar os profissionais no programa de qualidade e segurança assistencial com base nas mudanças ocorridas no Manual de Padrões de Acreditação Internacional para hospitais.
 
Além de colaboradores do CHL, estiveram presentes representantes do Hospital da Luz (Lisboa), do Hospital Beatriz Ângelo (Loures), do Centro Hospitalar de Cova da Beira (Covilhã), do Hospital de Vila Franca de Xira, da CUF, e do Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães).

19 de outubro de 2017