CHLP avança com obras para recuperação do edifício do Hospital Distrital de Pombal
Empreitada tem início esta sexta-feira, 9 de maio
O Centro Hospitalar Leiria-Pombal avança já esta sexta-feira, dia 9 de maio, com as obras de recuperação do edifício do Hospital Distrital de Pombal (HDP). Nesta fase está prevista a substituição das coberturas e recuperação de platibandas do edifício principal.
No âmbito do trabalho que o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Leiria-Pombal tem vindo a desenvolver no Hospital Distrital de Pombal, «este é um momento de viva satisfação, encontrando-se em vias de resolução uma das nossas prioridades iniciais», salienta Helder Roque, presidente do CA. «A afirmação do HDP na sua comunidade, que queremos cada vez mais reforçada, faz-se também pelas condições físicas e estruturais das suas instalações e equipamentos proporcionadores das necessárias condições de segurança para os doentes e utentes em geral, e de trabalho para os seus funcionários», salienta Helder Roque.
Helder Roque, presidente do CA do CHLP, refere ainda que «estas são obras indispensáveis para a melhoria da qualidade dos espaços e dos serviços do Hospital de Pombal, que trarão, seguramente, grandes benefícios aos utentes». «Foram avaliadas as condições em que o edifício se encontra, em termos de segurança e conforto, para os utentes e funcionários e concluiu-se a necessidade de uma intervenção imediata, destinada a suster as condições deficientes em que se encontra aquele edifício e a repor os parâmetros exigidos nos tempos atuais», explica. Este projeto enquadra-se no âmbito das exigências do processo de acreditação pela Joint Commission International já iniciado pelo HDP, e que recentemente atribuiu a acreditação de qualidade ao Hospital de Santo André, unidade de Leiria.
«Considerando a importância do assunto e a imperiosa necessidade de proceder às obras necessárias a dotar o HDP das condições de trabalho e de assistência devidas, o Conselho de Administração do CHLP solicitou com carácter urgente a autorização da tutela, num processo demorado, mas que acabou por este desfecho favorável», explica o presidente do CA do CHLP.
«Porque se trata de obras, que trazem sempre algum transtorno, pedimos desde já a compreensão dos nossos utentes e colaboradores», já que, «o resultado será seguramente uma mais-valia para todos os que a nós recorrem», salienta Helder Roque.
A empreitada de substituição das coberturas e recuperação de platibandas do HDP é a primeira fase das obras de recuperação do exterior do edifício, e tem uma duração prevista de cerca de dois meses e meio, e um custo de 153.750 euros, valor suportado por financiamento próprio do CHLP. Numa segunda fase serão intervencionadas as fachadas deste edifício. Durante este período é aconselhada a circulação com precaução em toda a área circundante ao edifício principal, acautelando as máquinas em manobras e a sinalização provisória instalada.
Leiria, 7 de maio de 2013