CHLP desafia Leiria a unir-se pela Diabetes
Workshops, palestras, rastreios, ginástica e um cordão humano pela diabetes
O Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) desafia os leirienses a unirem-se pela Diabetes, no próximo sábado, dia 10 de novembro, num evento que assinala o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), cujo tema este ano é “Proteger o nosso futuro”. O dia é assinalado com várias iniciativas, como rastreios, palestras, sessões de esclarecimento e workshops – de ginástica e dança, de prevenção, educação e deteção da doença –, no Mercado Santana, a partir das 9h00, e termina com um cordão humano, vestido de azul, à volta do Hospital de Santo André, para Juntar Leiria pela Diabetes.
O dia temático é organizado pela Consulta da Diabetes do CHLP, contando com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, e destina-se a todos: «pessoas com diabetes, familiares, amigos, profissionais, todos! Pretendemos não só ajudar as pessoas com Diabetes a viver melhor com esta doença, mas também tornar mais clara a Diabetes para todos, desmistificar, trazer luz sobre esta doença que afeta 250 milhões de pessoas em todo o mundo», explica Amália Pereira, diretora da Consulta Externa.
As ações do dia são abertas a toda a comunidade, são gratuitas, e têm início às 09h00. Serão feitos rastreios à diabetes, hipertensão arterial, obesidade e risco vascular; seguindo-se ações de educação, na perspetiva da prevenção da Diabetes e da prevenção e controlo das suas complicações (agudas ou crónicas), com especial enfoque nos cuidados a ter com o pé diabético.
Haverá ainda espaço para conhecer o Projeto MAIOR, um programa de melhoria de acessibilidades para a população idosa da Consulta Externa do Hospital de Santo André e de promoção do envelhecimento ativo, visando essencialmente a promoção da saúde com movimento, autonomia, independência, oportunidade e recuperação da população idosa, tornando o serviço num espaço “Amigo do Idoso”.
A partir das 10h00 terão lugar workshops para todos, que mostrarão a importância de levar uma vida ativa e saudável, com ou sem Diabetes. No workshop de educação alimentar, os participantes ficarão a conhecer dicas sobre os alimentos e dietas, acabar com alguns mitos alimentares, aprender a ler os rótulos dos alimentos, conhecer receitas saudáveis (algumas especialmente indicadas para pessoas com Diabetes),apelar à ingestão de sopa sendo uma confecionada, durante o workshop com prova a todos os participantes. E ajudar também a economizar na hora de comprar. Segue-se um momento de movimento e som, numa aula de ginástica e dança orientada por Hugo Ferreira, professor de educação física. A tarde começa a partir das 14h30 com a sessão de esclarecimento “A Diabetes não me é estranha”, orientada por profissionais do CHLP, para ajudar a viver com a doença.
Depois das 16h30 os leirienses são convidados a participar num cordão humano pela diabetes. Amália Pereira deixa o desafio «convidamos todos os leirienses a participar neste abraço, com uma peça de roupa azul, mostrando que estamos todos “Unidos pela Diabetes”. Tragam os filhos, os pais, os avós e os netos, lutemos todos juntos contra esta pandemia, alertando, desmistificando, prevenindo e ajudando a viver com ela».
Leiria, 7 de novembro de 2012