CHLP organiza em Leiria encontro nacional sobre saúde mental na infância e adolescência

No XXIV Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
 
A Unidade de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) organiza o XXIV Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, que este ano debate “As múltiplas interfaces na saúde mental infantojuvenil”. A decorrer entre 15 e 17 de maio, no Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHLP, o encontro reunirá cerca de uma centena de especialistas para debater as questões ligadas ao universo dos jovens e das crianças, no que toca à saúde mental.

Graça Milheiro, pedopsiquiatra do CHLP e membro da Comissão Organizadora deste Encontro, salienta «a grande relevância da realização deste encontro em Leiria, o que é, de certa forma, o reconhecer do trabalho que vimos realizando». «Sendo um encontro nacional, vamos poder reunir no nosso hospital especialistas de grande qualidade, que nos darão perspetivas muito ricas e variadas do trabalho feito a nível nacional e internacional, o que se refletirá, sem dúvida, na evolução do nosso trabalho e dos cuidados que prestamos aos utentes.

No primeiro dia do Encontro, 15 de maio, decorrerá um workshop intitulado “Comportamentos suicidários: avaliação e intervenção”, e nos dias 16 e 17 de maio, têm lugar conferências e mesas redondas, onde serão abordados assuntos relacionados com a intervenção precoce, a articulação multidisciplinar, o risco psicossocial, entre outros. Entre outros momentos, destaque ainda para o espaço “Uma hora com Júlio Machado Vaz e Inês Meneses”, que encerra este Encontro, dedicado ao tema “ Novas modalidades de relação e comunicação”.

A Encontro contará com a presença do pedopsiquiatra francês Marcel Rufo, numa conferência intitulada “Plaidoyer pour une médicine d`adolescents”, do presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em risco, o juiz conselheiro Armando Leandro, e especialistas nacionais nesta área, pedopsiquiatras, bem como pediatras, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e professores/educadores.

Pretende-se que este seja um espaço de discussão e reflexão não só num plano estritamente clínico mas também envolvendo outras áreas do conhecimento e estruturas institucionais relacionadas com a saúde mental na infância e na adolescência.

O XXIV Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, sobre “As múltiplas interfaces na saúde mental infantojuvenil”, decorre nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Hospital de Santo André, unidade do CHLP, em Leiria.

Leiria, 3 de maio de 2013