Colaboradores do CHL escolhem projeto de ginásio como vencedor do Orçamento Partilhado
Projeto de bem-estar no trabalho foi o que assegurou mais votos
Os colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria elegeram o ginásio como a sua ideia favorita no âmbito do Orçamento Partilhado, uma iniciativa pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. O projeto foi o mais votado, e será executado no segundo semestre de 2018. Depois de várias semanas de campanha interna, estiveram a votos 12 ideias, tendo o ginásio, um projeto submetido pela Comissão de Humanização, conseguido 119 votos.
De acordo com a proposta, «pretende-se promover o bem-estar dos colaboradores do CHL, incidindo na importância da atividade física, alinhada com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o fundamento do Movimento 2020 e as recomendações da União Europeia para a atividade física. Somos cerca de 2.000 profissionais, que diariamente cuidam da saúde de mais de 400 mil pessoas, e muitos de nós estamos dias e noites inteiras no hospital, com horários por turnos, pelo que será uma forma de facilitar e incentivar a atividade física, promover a saúde, e rentabilizar nas pausas, ou no final do horário laboral, um espaço que já existia e do qual se estava a tirar pouco partido. Sentimos que fará a diferença no quotidiano dos profissionais, e com certeza tornará esta uma “casa” ainda mais humanizada».
No top cinco dos mais voltados pelos colaboradores ficaram também os projetos "Quero estar em segurança" do Bloco de Partos, "Equipar o Serviço de Urgência Geral", "Exercitar, capacitar, reabilitar para humanizar", do Serviço de Psiquiatria, e "Obras na consulta externa Hospital Distrital de Pombal". Foram apresentados originalmente 18 projetos, e destes foram selecionados 12 por cumprirem todos os critérios definidos em regulamento, ligados à formação, ao apoio domiciliário, às tecnologias, entre outros.
Projeto decorreu entre fevereiro e junho e envolveu centenas de colaboradores
O projeto “Nós também participamos – Orçamento partilhado do CHL” é o primeiro do género nos hospitais portugueses, e pretende dar voz aos colaboradores, incentivando-os a participar ativamente na tomada de decisões dentro da instituição, valorizando as suas ideias e contributos para a instituição. Permite ainda criar um importante brainstorming interno, colmatar lacunas e “tirar da gaveta” muitas ideias interessantes, com benefícios para profissionais e utentes.
O projeto foi uma ideia do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores. A campanha foi intensa e dinâmica, e votaram cerca de 500 colaboradores ao longo de uma semana.
Com candidaturas abriram a 17 de fevereiro e decorreram até 13 de abril, e no final de abril o Gabinete de Comunicação do CHL apresentou a lista de projetos admitidos, posteriormente validada pelo Conselho de Administração e apresentada à comunidade hospitalar. De 12 de maio a 3 de junho as candidaturas fizeram campanha de angariação de votos, sendo que o período de votação decorreu de 4 a 8 de junho, presencialmente e via e-mail. O vencedor foi anunciado a 13 de junho, e será executado no segundo semestre de 2018.
18 de junho de 2018