Colaboradores do CHL "salvam vidas" em campanha de dádivas de sangue
O Centro Hospitalar de Leiria dinamizou no passado dia 19 de março a segunda edição da campanha de dádivas de sangue, uma iniciativa para os colaboradores do Hospital de Santo André. Esta iniciativa interna, dinamizada pelo Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem do CHL, contou com a parceria do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), que mobilizou durante um dia uma unidade móvel estacionada junto ao edifício principal do Hospital de Leiria. Uma equipa de seis pessoas do IPST, entre médico, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais, assegurou a recolha de sangue.
O balanço da ação foi positivo, com uma adesão muito significativa num único dia de colheita, que mereceu o agradecimento do IPST, nas palavras de Luís Cunha: «Não queremos pois, deixar de enaltecer o elevado sentido físico e grandeza do vosso gesto de solidariedade. Um muito obrigado a todo o vosso trabalho para conseguirmos estes objetivos da dádiva de sangue».
O Instituto Português do Sangue e Transplantação tem por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação, garantindo a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, bem como de componentes sanguíneos de órgãos, tecidos e células de origem humana. No site do ISPT está disponível uma agenda atualizada de todos os locais onde são realizadas diariamente colheitas de sangue.