Comunicado

Comunicado emitido a 4 de março de 2022

No âmbito de várias informações veiculadas nas redes sociais sobre um possível surto de legionella em adolescentes e jovens adultos que participaram numa festa num estabelecimento de diversão noturna, o Centro Hospitalar de Leiria esclarece que, até ao momento, foram observados 130 jovens na Urgência Pediátrica, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, com sintomas de febre, tosse e dores musculares. Encontra-se apenas um jovem sob vigilância. Foram detetados sete resultados positivos para a Covid-19 em 76 testes, 35 resultados positivos para influenza A e aguardam-se os resultados de mais 29 zaragatoas. Foram despistados eventuais surtos de covid-19 e de legionella.
 
O CHL informa que recorreram ao Serviço de Urgência Geral mais de 100 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, com sintomas de febre, tosse, dores musculares e sintomas respiratórios, sem sinais de gravidade. Foi diagnosticada gripe, que apresenta uma elevada taxa de transmissibilidade e os utentes já tiveram alta. 
 
Devido à afluência extraordinária, foi necessário realocar recursos humanos e prolongar turnos, mas com o empenho e dedicação de todos os profissionais foi possível triar e observar todos os utentes. O CHL volta a sensibilizar a comunidade para não recorrer aos Serviços de Urgência em casos pouco ou não urgentes, de forma a não ficar comprometida a prestação de cuidados de saúde diferenciados a doentes emergentes e urgentes. 

 
4 de março de 2022.