Consulta Externa do HSA com lotação esgotada no concerto “Analgésicos de som”
Musicoterapia chega à Unidade de Dor
O Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), recebeu na passada quinta-feira, 21, um concerto-performance muito especial que, entre pacientes e amigos, teve lotação esgotada. “Analgésicos de som”, apresentou uma nova perspectiva sobre a dor, e decorreu na Consulta Externa, dando o mote para um novo projecto a apresentar em breve, entre a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) e o CHLP, e a desenvolver na UniDor - Consulta da Dor, o “DoiMenor”.
A performance “Analgésicos de som” decorreu no âmbito do 4.º Encontro Internacional Saúde com Arte (4EISA), organização da SAMP, que conta com a colaboração do CHLP com base no protocolo de musicoterapia entre ambas as instituições. Os professores e o núcleo de Saúde com Arte da SAMP, a equipa da Unidade de Dor do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal, e a equipa da Consulta Externa do Hospital de Leiria foram os protagonistas deste espectáculo de teatro musical em forma de happening e instalação.
O 4EISA decorreu nos dias 21 e 22 de Março, e procurou oferecer um espaço de reflexão e formação em torno do papel terapêutico que a arte em geral, e a música em particular, tem para o ser humano, colocando a primeira infância e o ambiente hospitalar como eixos de intervenção prioritários. A aposta do CHLP nesta área reflecte o reconhecimento que o relacionamento e interligação complementar entre técnicos de várias áreas e os profissionais de saúde, e as sinergias que potenciam, trazem em termos de melhoria na qualidade assistencial prestada aos utentes, assim como o facto deste relacionamento se tornar um meio de formação contínua, de debate e actualização de conhecimentos.
Leiria, 25 de março de 2013