Dança, música, canto e teatro: As artes de Leiria na luta ao cancro
Espetáculo "Reagir 2019" sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no dia 16 de fevereiro
13 de fevereiro de 2019.
Dança, música, canto e teatro vão subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no próximo sábado para o espetáculo “Reagir 219 – As Artes de Leiria na Luta ao Cancro”. Com receitas a reverter para o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria, este espetáculo contará com atuações de artistas da região de Leiria, num momento em que a cultura inspira a esperança de todos aqueles que direta ou indiretamente, lutam contra o cancro.
Após a primeira edição, em que a comunidade disse presente e mostrou, de forma inequívoca, estar mobilizada para a causa da luta contra o cancro, as Artes de Leiria voltam ao palco para o Reagir 2019, desafiando novamente todos a juntarem-se-lhes. Este grande evento encerra um conjunto de atividades que decorreram entre 4 e 16 de fevereiro, com uma conferência para profissionais de saúde, utentes, familiares e cuidadores, uma grande caminhada que reuniu cerca de 400 pessoas a passear por Leiria como forma de mostrar a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, como o exercício físico, e ainda a caminhada partilhada com a Brisas do Lis Night Run, a tradicional corrida/caminhada de quarta-feira à noite na cidade de Leiria.
O Reagir, projeto que vai na sua segunda edição, depois de se estrear com grande sucesso em 2018, o Centro Hospitalar de Leiria pretende sensibilizar a população para a prevenção desta doença, que ainda assusta, mas que tem elevada probabilidade de ser controlada se diagnosticada precocemente e tratada com os meios adequados. Perante o cancro, há, portanto, que reagir, dando-lhe luta com equipamentos clínicos de qualidade, meios humanos qualificados e, principalmente, estilos de vida saudáveis e atenção aos seus sinais. Será esta mensagem que, de forma simbólica, todos os artistas presentes no palco tentarão transmitir.
O espetáculo contará com as participações da Companhia de Dança Staccato, do Coro do Hospital, do Te-Ato (Grupo-Teatro de Leiria), do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, da Sociedade Artística e Musical de Pousos, da banda leiriense The Stoneman e do artista plástico Bruno Gaspar.
Os bilhetes para o espetáculo custam 7,50 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro, e as receitas revertem a favor do Hospital de Dia de Oncologia do CHL, nomeadamente para a melhoria das condições de conforto, bem-estar e apoio técnico das instalações onde os doentes oncológicos são tratados. Quem quiser contribuir poderá também fazê-lo depositando o seu donativo na conta solidária “CHL – Reagir 2019” com o IBAN PT50 0007 0223 0028 3990 0096 1.
13 de fevereiro de 2019.