Dia do HSA homenageia colaboradores e utentes
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), assinalou a 22 de abril o seu Dia do Hospital, e também o seu vigésimo aniversário, numa cerimónia que dedicou a homenagear e agradecer o profissionalismo e dedicação dos seus colaboradores, e a confiança e carinho dos seus utentes.
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, salientou na sua intervenção o trabalho desenvolvido nos últimos dez anos, já que se tratou do décimo Dia do Hospital: «Estes últimos dez anos têm sido anos de trabalho intenso e de atividades que fomos consolidando, e fizemo-lo com a profícua colaboração entre parceiros que somos, e de uma forma empenhada e sensíveis aos crescentes patamares de exigências que se nos colocaram e de necessidades a que fomos solicitados pelos nossos doentes». «Convosco, tenho partilhado uma das fases mais dinâmicas dos últimos tempos da nossa instituição à qual todos os nossos colaboradores se encontram indelevelmente associados», contou.
«A afirmação do nosso Centro Hospitalar faz-se com todos os seus colaboradores que através das suas competências, dedicação, empenho e todo o seu dinamismo, contribuem para que seja prestigiado e referenciado», explicou o presidente do Conselho de Administração, acrescentando que «isto é que faz a diferença». Por isso, Helder Roque endereçou aos mais de 1.700 colaboradores do CHL, e também aos utentes deste Centro Hospitalar, um «agradecimento pessoal, com particular amizade e estima».
Aludindo ao processo de acreditação da Joint Commission Internacional (JCI), cujas auditorias estarão novamente a decorrer em julho deste ano, nas três unidades – Leiria, Pombal e Alcobaça –, Helder Roque reafirmou que «temos de definir que modelo de Centro Hospitalar pretendemos projetar para o futuro, e aqui, igualmente mais uma vez, devemos sempre pretender a excelência clínica como meta prioritária para a qualidade», apontando para «boas práticas em saúde, bons cuidados assistenciais, humanizados, com segurança e satisfação».
Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, agradeceu «em nome de Leiria» ao HSA, e, numa analogia ao corpo humano, num ambiente ligado à saúde, Raúl Castro afirmou que este centro hospitalar «respira saúde, reage aos estímulos e tem os órgãos a funcionar em sintonia». Raúl Castro contou ainda que, já em 2011, quando o Município atribuiu ao HSA a Medalha de Ouro, estava já a fazer «o diagnóstico certo», confirmado pela Medalha por Serviços Distintos, grau Ouro, atribuída agora pelo Ministério da Saúde.
Helena Vasconcelos, médica Gastrenterologista e responsável pelo Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do CHL, salientou também, sobre esta medalha, que «hoje assinalamos os 20 anos do Hospital de Santo André de medalha ao peito, a medalha de todos nós, a medalha de toda a gente que aqui trabalha».
Lucília Coelho, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica, e enfermeira-chefe do Serviço de Ginecologia, foi a convidada para a conferência solene, onde contou a sua história na saúde e na instituição, passado e presente, os desafios, as conquistas, e os melhores e mais recompensadores momentos.
Foi também convidado de honra o Major Manuel Ribeiro Vieira, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria, que apresentou um balanço da atividade desta importante associação, que tanto tem apoiado os utentes do CHL. Com mais de mil associados efetivos, a Liga conta atualmente com 128 voluntários que, anualmente, oferecem cerca de 116 mil horas do seu tempo aos utentes, de forma totalmente voluntária e altruísta. Falou do apoio à emergência social, da oferta de roupa a crianças e adultos carenciados, e do apoio que, futuramente, esperam também poder dar aos utentes sem transporte depois da alta.
A cerimónia decorreu perante uma plateia cheia de profissionais e amigos do CHL, para assinalar os 20 anos do HSA e o décimo aniversário do Dia do Hospital de Santo André. A homenagem formal aos colaboradores distinguiu este ano 37 pessoas, 22 com 25 anos de serviço e 15 aposentadas no último ano, e ainda a Casa de Pessoal do Hospital de Leiria, que em 2015 assinala também os 25 anos de atividade e apoio aos colaboradores desta unidade.