Encontro de Enfermagem assinala 10 anos e analisa acessibilidade e qualidade em saúde
“10 anos… Razões para continuar” é o tema que assinala o décimo aniversário do Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorre nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), e reúne profissionais para partilha de conhecimentos. Esta iniciativa, que junta cerca de 250 participantes, traz a debate a acessibilidade, equidade, qualidade e políticas de saúde.
«A formação revela-se como o momento ideal para, em conjunto, os enfermeiros refletirem sobre o que fazem e sobretudo, como o poderão fazer para oferecerem à sociedade um serviço de verdadeira qualidade», destaca Isabel Moreira, enfermeira chefe da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos do CHL (UCEP), e membro da comissão organizadora do Encontro. «Não é o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferença!»
A sessão de abertura do X Encontro de Enfermagem tem início às 10h30, no dia 8 de outubro, e às 11h00 decorre um painel sobre “Cidadania e Saúde”. Esta sessão abordará a educação terapêutica do doente e família em contexto hospitalar, o ensino ao doente adulto diabético no serviço de internamento de Medicina e Consulta Externa, e no âmbito da saúde escolar, a integração saudável do estudante com diabetes tipo 1.
No período da tarde, e após as comunicações livres, a temática central será “Equidade e Acessibilidade aos Cuidados de Saúde”. Neste painel serão analisados os temas “Prescrição por Enfermeiros”, “As dotações seguras em enfermagem”, e a “Telemedicina – a saúde mais acessível?”.
“Políticas saudáveis” é o mote que abre o segundo dia da reunião científica, e que versa sobre um projeto de intervenção na escola, a ação da Casa de Pessoal do HSA, e as políticas saudáveis no espaço urbano. Às 14h30 inicia-se a sessão dedicada à “Qualidade em Saúde”, que inclui a certificação de qualidade em controlo de infeção, o papel dos sistemas de informação hospitalares, e as precauções básicas de controlo de infeção.
Os profissionais interessados poderão ainda realizar workshops na manhã do dia 7 de outubro, mediante inscrição, e que abordam os temas da investigação, feridas, alimentação saudável, e comunicação. Às 14h30 realiza-se uma palestra, aberta a todos os colaboradores do CHL, denominada “Biodiversidade – Água e Vida”, dinamizada por Jorge Paiva.
Emília Fael, enfermeira diretora do CHL, analisa os 10 anos do Encontro de Enfermagem e salienta que «continua a ser um excelente meio para divulgar e partilhar trabalhos de investigação ou de aplicação prática, para adquirir conhecimentos e novas experiências, refletir sobre as práticas, melhorar a articulação com os cuidados de saúde primários, e não menos importante, promover as relações interpessoais, quer dentro como fora da Instituição».