Encontro de Enfermagem quer "(In)formar realidades" e refletir sobre o futuro da profissão

Reunião científica do CHL dedicada ao papel do enfermeiro nos cuidados continuados

O XI Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria, que decorre nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório do Hospital de Santo André, reflete sobre o caminho profissional do enfermeiro e debate o seu papel no âmbito dos cuidados continuados. Mais de 200 profissionais participam nesta iniciativa anual que analisa perspectivas, evidências científicas e investigação, para a atualização de conhecimentos e saberes, destacando o papel do enfermeiro na prestação de cuidados.
 
«Nesta reunião pretendemos dar a conhecer e partilhar junto de outros profissionais o trabalho que a enfermagem realiza no CHL, bem como pensar sobre o futuro da profissão e perceber para onde queremos ir», destaca Isabel Moreira, enfermeira chefe da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos do CHL (UCEP), e membro da comissão organizadora do Encontro. «Desenvolvemos ainda um programa cultural que passa pela arquitetura, música e gastronomia, com o objetivo de associar a arte de cuidar à arte e cultura da nossa cidade».
 
A sessão de abertura da reunião científica está marcada para as 10h30, no dia 13 de outubro, e às 11h00 decorre um painel sobre “Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS): Refletir para Intervir”, que discute os impactos associados às IACS e o desafio das mesmas para os enfermeiros.
 
“Cuidar in & out” é o tema da tarde, onde serão apresentados os resultados de cinco anos da enfermagem em Portugal dedicada à preparação do regresso a casa. Os oradores convidados falam ainda de “Cuidar em casa: a perspetiva do cuidador informal”, e partilham as realidades de serviços e instituições nacionais.
 
No segundo dia do XI Encontro de Enfermagem o tema “Cuidados Paliativos: alguns infinitos são maiores que outros” vai estar em discussão, num painel que aborda ainda os “Indicadores de qualidade nos cuidados paliativos”, “Gestão da Esperança”, “Cuidados Paliativos Pediátricos” e a “Gestão de Sintomas”. Às 14h15 inicia-se a última sessão intitulada “Inovar para melhorar”, que analisa temáticas como a “Terapia da Dignidade” e “Sono, 6.º sinal vital”. 
 
Na véspera do encontro, dia 12 de outubro, os profissionais poderão realizar workshops, mediante inscrição prévia, que abordam os temas “Criança interior: gestão de emoções”, “Programação neurolinguística – Sapos em Príncipes” e “Intervenção psicológica em contexto de crise”. No mesmo dia João Dionísio dinamiza uma palestra, aberta a todos os colaboradores do CHL, denominada “Generosidade”, com início às 14h00.
 
Isabel Moreira destaca ainda que «a organização deste Encontro de Enfermagem é um desafio assumido que contribui para a diferenciação do CHL, onde a inovação leva à mudança, e esta cria oportunidades de melhoria, enquanto profissionais e enquanto instituição».

Leiria, 7 de outubro de 2016