Enfermeira do CHL integra grupo de trabalho da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos

Isabel Semeão, da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos

Isabel Semeão, enfermeira da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria, foi recentemente nomeada para integrar o Grupo de Trabalho “Indicadores de Qualidade das Equipas de Cuidados Paliativos”, da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos. «Estou muito grata e honrada com este convite. É um reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido no CHL na minha área de especialização, e que muito me motiva e realiza. Comprometo-me a dar o meu contributo para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos a nível nacional, e de todas as equipas de Cuidados Paliativos, continuando empenhada na minha missão diária aqui no CHL», salienta Isabel Semeão.
 
Catarina Faria, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, também mostra o seu orgulho pelo caminho trilhado e nos profissionais de toda a equipa. «Este é um cargo que muito nos honra, pois destaca e dá visibilidade nacional à qualidade do trabalho desenvolvido no Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, e em particular, o da enfermeira Isabel Semeão. A reflexão sobre alguns temas prementes nesta área e a procura de novas metodologias, que serão realizadas neste grupo de trabalho, também nos ajudarão a crescer no futuro, como equipa e como Serviço.»
 
Isabel Semeão é enfermeira há perto 28 anos, é mestre em Cuidados Paliativos e especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.
 
A Comissão Nacional de Cuidados Paliativos é um órgão da Administração Central do Sistema de Saúde, com a missão de coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos, elaborar e propor os Planos Estratégicos para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para aprovação do Ministério da Saúde.
 
Os Cuidados Paliativos são uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, com o objetivo de aliviar o sofrimento e proporcionar a máxima qualidade de vida e conforto a estes doentes e às suas famílias, sendo o acesso a estes cuidados, já um direito consignado pela Organização Mundial de Saúde. O Serviço de Cuidados Paliativos do CHL tem constituída a Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos desde outubro de 2017, com suporte e consultadoria aos diversos serviços de internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia, e desde janeiro de 2021, uma Unidade de Internamento.


21 de fevereiro de 2022.