Enfermeiros do CHLP unidos em torno de melhores cuidados de saúde materna e obstétrica
Colóquio reuniu profissionais nos dias 29 e 30 de março
Os enfermeiros do Centro Hospitalar Leiria-Pombal partilharam conhecimentos e experiências no 4.º Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, na perspetiva de debater a melhoria contínua dos cuidados nesta área específica da saúde. O colóquio teve lugar no auditório do Hospital de Santo André, durante os dias 29 e 30 de março.
António Almeida, enfermeiro supervisor do HSA e membro da Comissão Organizadora do Colóquio, explica que «a saúde materna e obstétrica é uma área em constante evolução, o que depende não só de condicionantes tecnológicas como também de fatores sociais que se foram modificando ao longo das últimas décadas». O responsável exemplifica, alertando que «assistimos recentemente a uma alteração significativa na idade média da mulher portuguesa aquando o nascimento do primeiro filho, que se situa atualmente perto dos 29 anos, facto potenciado pela redefinição do papel da mulher na sociedade moderna, como tal é essencial que haja um acompanhamento efetivo desta evolução por parte dos profissionais».
Já Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, considera que «este colóquio foi uma excelente oportunidade para promover a formação destes profissionais através da partilha de conhecimentos e experiências, numa aposta contínua de enriquecimento e aperfeiçoamento das boas práticas nos cuidados de saúde, algo que faz parte da política do nosso centro hospitalar».
Com início às 09h00 de quinta-feira, o Colóquio debateu temas como a infertilidade dos casais com o painel “Quando a cegonha tarda em chegar”; a “Vigilância do trabalho de parto”; o alívio da dor durante o trabalho de parto, através da acupuntura e da analgesia; e a “Transição para a Parentalidade: a Tríade”, que abordará questões como as vivências da puérpera, ou a depressão do homem no pós-parto.
Já no segundo dia foram abordados alguns problemas que poderão surgir depois do parto, como as patologias no recém-nascido, o processo de adoção e a parentalidade na adolescência; a alimentação do bebé; e a influência psicológica e social da patologia ginecológica na mulher. O último painel, que com o tema “A mulher… fragilizada”, contou com a participação do psicólogo clínico, Quintino Aires.
O 4º Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica do HSA reuniu profissionais de diversas áreas da Saúde e da sociedade para debater diversos temas associados à melhoria dos cuidados de saúde prestados em situações pré e pós parto, através da realização de conferências e workshops subordinados ao tema.
Leiria, 15 de março de 2012