Enfermeiros do HSA dão formação aos utentes sobre segurança cirúrgica

CHL associa-se às comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório

Os enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, comemoraram o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório com uma ação formativa na Consulta Externa, com a distribuição e divulgação aos utentes da lista de verificação da cirurgia para o cidadão. Internamente realizou-se ainda uma sessão informativa, onde foram apresentados os objetivos e o projeto de trabalho aos enfermeiros perioperatórios, e que terminou com um momento de convívio.
 
O CHL junta-se novamente à Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), que este ano lança o desafio para a sociedade com o mote: “Os enfermeiros perioperatórios fazem a diferença! Faça você também a diferença, contribua para a segurança na sua cirurgia”, que pretende sensibilizar os cidadãos para os cuidados cirúrgicos.
 
A equipa de enfermeiros perioperatórios do HSA vai dinamizar até 30 de junho várias ações formativas e informativas, dirigidas aos cidadãos, com o objetivo de aumentar a literacia na área dos cuidados cirúrgicos. Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Ourém e Alcobaça são para já as localidades que recebem estas iniciativas de sensibilização.
 
«As ações informativas visam abordar temáticas relacionadas com uma cirurgia: mostrar os riscos associados aos cuidados de saúde, o envolvimento da pessoa e família na segurança cirúrgica, o conhecimento do circuito cirúrgico, o momento pós-cirúrgico e o momento da alta», explica Margarida Jordão, enfermeira chefe do bloco operatório do HSA e coordenadora da iniciativa em Leiria. «Queremos ter utentes mais informados, para que também possam contribuir para a sua própria segurança», destaca a enfermeira.
 
O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que assinalou dia 15, é celebrado em toda a Europa com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas nos seus próprios cuidados.
 
O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é acompanhar a pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.

21 de fevereiro de 2019