Entidade Reguladora da Saúde coloca o CHL no top ten da excelência clínica

Unidades do CHL garantem qualidade exigida em todas as dimensões em avaliação
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) avaliou o Centro Hospitalar de Leiria com “excelência clínica”, colocando o Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, na oitava posição no ranking nacional. O SINAS visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, e determinou ainda que o Hospital de Santo André, o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, as três unidades do CHL, cumprem os parâmetros de qualidade exigidos em todas as dimensões em avaliação: “segurança do doente”, ”instalações e conforto”, “focalização no utente”, e “satisfação do utente”.
 
Ginecologia e Ortopedia são as áreas em avaliação a serem consideradas de “excelência clínica” – nível de qualidade 3, o mais alto –, garantindo que «o prestador cumpre com todos os parâmetros de qualidade exigidos» em três parâmetros: histerectomias, artoplastias totais de anca e do joelho, e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur.
 
A “excelência clínica”, atribuída ao HSA reflete os resultados obtidos nas áreas cardiologia, cirurgia de ambulatório, ginecologia, neurologia, obstetrícia, ortopedia, pediatria, e cuidados transversais, no qual obtiveram o nível de qualidade 3 as histerectomias, artoplastias totais de anca e do joelho, e o tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur. As três unidades hospitalares que constituem o CHL - HSA, HABLO e HDP - garantiram ainda o nível de qualidade 3 em todas as restantes dimensões em analisar: “Avaliação da cultura e procedimentos relacionados com a segurança dos doentes”, “Avaliação da adequação e do conforto dos espaços e equipamentos”, “Avaliação do grau de orientação dos serviços para as necessidades e expetativas dos utentes”.
 
O SINAS tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objetividade e pretende 
garantir o acesso dos utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informada e a melhoria contínua dos cuidados prestados. 
 
Receberam o primeiro nível de avaliação (“excelência clínica”), em pelo menos um serviço, 57 prestadores, no total de 160 unidades de saúde avaliadas, do setor público, privado e social.

Leiria, 10 de janeiro de 2017