Especialidade de Nefrologia disponível no Centro Hospitalar de Leiria
Unidade conta para já com dois médicos
29 de outubro de 2018
O Centro Hospitalar de Leiria terá disponível a especialidade de Nefrologia (o ramo da Medicina que se dedica ao estudo dos rins e ao tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução) a partir de novembro. A nova unidade conta para já com dois médicos, que tornam agora possível atender e tratar os doentes nas unidades deste Centro Hospitalar, sem necessidade de se deslocarem a outras instituições, «o que representa um enorme ganho em saúde para a região», salienta Elisabete Valente, diretora clínica do CHL.
A carência de médicos desta especialidade, que até agora não existia no CHL, foi reconhecida pela Tutela no despacho de atribuição de vagas de julho de 2018, e «resulta de uma insistência de anos, que agora finalmente conseguimos levar adiante, o que prova que vale a pena insistir na defesa dos interesses dos utentes. A criação desta nova especialidade demonstra a capacidade de crescimento, de especialização e de diferenciação deste Centro Hospitalar, num percurso que queremos continuar a percorrer, promovendo a qualidade do serviço que prestamos aos utentes», destaca a diretora clínica.
Esta especialidade era uma necessidade premente no nosso Centro Hospitalar, especialmente considerando que a prevalência da doença renal crónica (DRC) está a aumentar, principalmente por consequência do envelhecimento crescente da população, e que Portugal tem a maior incidência de DRC da Europa, e a nossa região não é exceção», explica Elisabete Valente, diretora clínica do CHL. «A prevenção primária em articulação com a prevenção secundária são os pilares de uma intervenção que se quer eficaz e ao mesmo tempo com gestão adequada e equilibrada desses recursos, e é esse caminho que queremos agora iniciar, sendo a Nefrologia uma especialidade em crescimento e cada vez mais requisitada no tratamento dos doentes», salienta.
São dois os profissionais afetos à nova Unidade de Nefrologia, Ricardo Macau e Joana Silva da Costa, que fizeram a sua formação no Hospital Garcia de Horta e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A Unidade assegurará, entre outros, a Consulta de Nefrologia Geral (a funcionar na Consulta Externa), a Consulta de Esclarecimento de Doença Renal Crónica, Hospital de Dia, e apoio na avaliação clínica nos diversos serviços de internamento. Os doentes são encaminhados para esta especialidade internamente pelos restantes serviços clínicos do CHL, ou externamente pelos centros de saúde.
Elisabete Valente sublinha a relevância deste importante desenvolvimento no caminho traçado pela instituição, referindo que «foi muito importante insistirmos e nunca desistirmos deste projeto que, temos a certeza, trará enormes mais-valias aos nossos utentes», assegurando que «o objetivo é poder, a médio prazo, aumentar a equipa e as valências disponibilizadas, transformando esta unidade num serviço completo, nomeadamente no que respeita ao Hospital de Dia». «Este é, sem dúvida, mais um grande contributo para a afirmação do CHL junto dos utentes e na região que serve», conclui.
29 de outubro de 2018