"Fim-de-semana radical com a Diabetes" fomenta amizade e convívio entre adolescentes
A Consulta de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria promoveu o segundo “Fim-de-semana radical com a Diabetes”, onde 14 jovens diabéticos, seguidos no Serviço de Pediatria em Leiria, partilharam experiências de vida num ambiente de amizade e convívio. «Os adolescentes fizeram novas amizades e sedimentaram as já iniciadas no ano anterior, uma vez que na maioria foram “repetentes”. Este facto aumentou a convicção da equipa do CHL de que estas atividades criam uma oportunidade única para estes jovens se conhecerem e aceitarem a diabetes mais facilmente», atestou Ester Gama, pediatra do CHL.
«Foi um momento fantástico de partilha e aprendizagem entre todos os participantes, jovens, pais e profissionais. Podemos dizer que se tratou de uma verdadeira “Nova Oportunidade” para a formação de todos quantos estão interessados em promover uma vida “normal” para as crianças com diabetes» realça Ester Gama. «Os ganhos em saúde são claros, deveriam ser incentivados e acarinhados pela Tutela e não depender da boa vontade dos profissionais que utilizam as suas horas livres para as realizarem».
O ensino prático personalizado que os profissionais de saúde realizaram durante a iniciativa permitiu que os jovens aumentassem os seus conhecimentos e partilhassem as suas experiências e vivências comuns, o que resultou numa aprendizagem interpares. Ester Gama destacou ainda «a oportunidade para os profissionais conhecerem melhor os seus doentes e verificarem, na prática, as maiores dificuldades no autocontrolo da diabetes».
«A recetividade às atividades, quer lúdicas, quer formativas, foi muito boa, com a participação ativa e entusiasta por parte dos jovens», afirma Ester Gama. «Os pais dos jovens mostraram-se muito satisfeitos com a iniciativa e manifestaram que futuramente gostariam de ter um papel mais ativo».
O encontro decorreu entre os dias 17 e 19 de julho, em Pataias, onde os jovens participaram em sessões educativas sobre insulinoterapia e tratamento com bomba infusora de insulina, dinamizadas pela equipa do CHL, constituída por pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista. Durante o dia de sábado, os adolescentes surfaram nas ondas da Praia de Paredes da Vitória, e experimentaram atividades radicais, como o rappel, o slide, o tiro ao arco e o polo aquático.
Os familiares dos jovens também participaram no último dia numa atividade “em família”, que terminou com um almoço partilhado com os participantes, familiares e equipa da organização. Durante a iniciativa os profissionais de saúde transmitiram alguns ensinamentos relacionados com a alimentação, o exercício físico, a contagem de equivalentes de hidratos de carbono e os ajustes de insulina, para uma contínua adesão ao tratamento dos diabéticos adolescentes.
O sucesso deste segundo “Fim-de-semana radical com a Diabetes” firmou a promessa da equipa do CHL na organização de uma terceira edição no próximo ano.