"Fim-de-semana radical com a Diabetes" junta 14 jovens seguidos na Pediatria do CHL
A Consulta de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria dinamiza a segunda edição de um “Fim-de-semana radical com a Diabetes”, destinado a adolescentes diabéticos, dos 13 aos 18 anos, seguidos no Hospital de Santo André, em Leiria. Entre os dias 17 e 19 de julho, os 14 jovens ficam alojados na Land’s Hause, em Pataias, com a supervisão médica de sete técnicos do CHL, entre pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista.
O encontro tem início no final da tarde de sexta-feira, dia 17 de julho, e, depois de jantar, está programada uma sessão educativa sobre insulinoterapia. Na manhã de sábado os jovens podem experimentar praticar surf na Praia de Paredes da Vitória, e, após o almoço, os participantes vão ter uma tarde radical no local do alojamento, com rappel, slide, tiro ao arco e polo aquático. No final do dia os adolescentes aprendem mais sobre o tratamento com bomba infusora de insulina.
Os familiares dos participantes estão convidados para integrar este encontro no domingo de manhã, para uma atividade “em família”, e o fim-de-semana termina com um almoço partilhado com os participantes, familiares e equipa da organização. Durante a iniciativa os profissionais de saúde vão transmitir alguns ensinamentos relacionados com a alimentação, o exercício físico, a contagem de equivalentes de hidratos de carbono e os ajustes de insulina, para uma contínua adesão ao tratamento dos diabéticos adolescentes.
Ester Gama, pediatra do CHL, salienta que «dado o sucesso do primeiro encontro, que realizámos no ano passado, repetimos a iniciativa para criar uma oportunidade para estes jovens se conhecerem melhor e fazerem amizades com outros que têm a mesma doença». «É salutar o convívio entre adolescentes com a mesma doença crónica, para saberem que podem fazer o mesmo que os outros jovens sem diabetes, desde que tenham os cuidados adequados. É também uma oportunidade para os profissionais conhecerem melhor os seus doentes e verificarem na prática as maiores dificuldades no autocontrolo da diabetes», destaca a médica.
Na Consulta de Diabetes Pediátrica do CHL os profissionais de saúde monitorizam a diabetes, e ensinam pais e filhos a lidar com esta doença crónica, através da administração correta da insulina, de uma alimentação adequada e da prática de exercício físico.