Há uma Nuvem Vitória a encantar no Hospital de Santo André

Serviço de Pediatria do CHL recebe voluntários que contam histórias às crianças internadas
O Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, recebe todos os dias, entre as 19h45 e as 22h00, os voluntários da Associação Nuvem Vitória (ANV), que contam e animam histórias aos pequenos utentes internados no Serviço de Pediatria. O núcleo de Leiria conta com 80 “nuvens” voluntárias que animam, encantam e fazem sorrir os mais pequenos, através do conto e/ou representação de histórias de adormecer adequadas a cada grupo etário, que promovem o seu bem-estar e conforto ao longo da permanência no Hospital.
 
«Esta iniciativa é uma lufada de ar fresco para as nossas crianças internadas, que lhes permite viajar com a imaginação para outros mundos e esquecer a realidade hospitalar», salienta Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL. «A intervenção dos voluntários ao início da noite acalma as crianças e ajuda-as a adormecer e a ter noites mais tranquilas».
 
O protocolo entre a ANV e o CHL foi oficializado em junho, e prevê-se a realização de cerca de 360 ações por mês e mais de quatro mil histórias de adormecer por ano. Os voluntários contam com o apoio da equipa da Pediatria, que transmite diariamente as indicações necessárias sobre os utentes internados, para que as histórias sejam adequadas a cada um.
 
A Associação Nuvem Vitória nasceu oficialmente em 2016 com a missão de contribuir para melhorar o sono das crianças que, por motivos de saúde ou outros, se veem temporariamente afastadas dos seus ambientes familiares, nomeadamente em hospitais ou outras instituições. A ANV desenvolve o seu trabalho no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego de Portugal 2020 (POISE PT2020), e o núcleo de voluntários em Leiria surge do instrumento financeiro “Parcerias para o impacto – Portugal Inovação Social”, que apoia projetos de empreendedorismo social.

12 de julho de 2019.