Hospital de Alcobaça desafia diabéticos a ir à mercearia no Dia Mundial da Diabetes

Equipa do CHL ensina utentes com diabetes a fazer escolhas alimentares saudáveis

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO) desafia os utentes diabéticos a ir às compras e adquirir os alimentos mais acertados à sua dieta, no dia 14 de novembro, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. A equipa de Enfermagem da Consulta Externa do HABLO, em conjunto com a coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do Centro Hospitalar de Leiria, Graça Medina, vai “montar” uma mercearia, com um percurso didático entre três bancadas, para uma ação de educação para a saúde, aberta a todos os utentes diabéticos e seus familiares.
 
A primeira mesa terá imagens de alimentos mais e menos saudáveis e respetiva descrição da sua composição. Aqui, os utentes são convidados a simular uma ida às compras, onde podem escolher os produtos que pretendem adquirir. O passo seguinte é mostrar as suas “compras” a uma nutricionista que estará na segunda bancada e perceber se as escolhas efetuadas foram as mais acertadas, através da leitura dos rótulos dos produtos. 
 
Na última bancada estará uma pequena mostra de alimentos saudáveis e os participantes receberão uma brochura com receitas saudáveis para o dia-a-dia. Em todo o circuito os utentes serão acompanhados por um profissional de saúde que tem como missão alertar para as diferentes complicações que a diabetes pode provocar.
 
«Tendo em conta a diversidade e oferta atual de alimentos, é frequente a dificuldade dos utentes diabéticos na hora de escolher os mais adequados, pelo que se torna imperioso abordar este tema de uma forma prática e objetiva», explica Isabel Costa, enfermeira-chefe no HABLO. «Esta iniciativa pretende informar sobre a importância de uma alimentação equilibrada e orientar os utentes diabéticos para escolhas mais saudáveis. Vamos ainda abordar a prevenção de complicações, o despiste atempado de sinais de alerta e o controlo da doença», acrescenta a profissional de saúde.
 
Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde, a maioria dos casos de diabetes pode ser evitada com medidas de prevenção que detetam e controlam a doença, melhorando a qualidade de vida de quem tem e convive com ela. Um diabético deve conseguir com a sua alimentação um bom controlo da glicemia, do colesterol, dos triglicéridos, da pressão arterial, e manter um peso saudável, de forma a prevenir futuras complicações. 

Leiria, 4 de novembro de 2016