Hospital de Dia promove uma manhã de animação dedicada aos seus utentes
O Hospital de Dia do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, comemorou de forma especial o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinalou a 4 de fevereiro. Os profissionais do Hospital de Dia promoveram para os seus utentes uma manhã animada e cheia de surpresas, que fez deste um dia diferente na vida destas pessoas e das suas famílias.
O programa teve início às 9h15 com um momento musical promovido pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), parceira do CHL em projetos de terapia pela música, seguindo-se momentos de dança, música, canto e declamação de poemas, e testemunhos de utentes. Os profissionais do serviço e convidados protagonizaram uma peça de teatro muito divertida, e a iniciativa terminou com uma música e coreografia interpretadas pela equipa do Hospital de Dia, com uma letra inédita dedicada aos utentes. Durante este dia especial a Liga Portuguesa Contra o Cancro esteve presente na Consulta Externa do HSA, através da distribuição de informação sobre os serviços que prestam, e conselhos para a prevenção da doença oncológica.
Purificação Soares, enfermeira-chefe do Hospital de Dia, destaca que «esta iniciativa foi especialmente organizada a pensar no bem-estar físico e psíquico dos nossos doentes. Quisemos dedicar-lhes esta data com um programa repleto de animação e com alguns mimos que lhes transmitam esperança, confiança e otimismo, reforçando a nossa disponibilidade, carinho e profissionalismo diários na prestação de cuidados de saúde».
O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico. A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.