Hospital de Santo André cria Consulta de Reabilitação Pediátrica

Orientação terapêutica em determinadas patologias infantis e juvenis
 
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), criou a Consulta de Reabilitação Pediátrica para oferecer cuidados específicos e diferenciados aos utentes em idade pediátrica, promovendo uma melhor orientação terapêutica às crianças e apoio aos profissionais das diversas consultas de Pediatria. A Consulta de Reabilitação Pediátrica terá início dia 23 de Abril, e será da responsabilidade do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSA.

A consulta decorrerá às segundas e terças-feiras com a fisiatra Mafalda Bártolo, e foram criados critérios de referenciação para a marcação de consultas e para os tempos de espera para iniciar tratamentos quando necessários, de acordo com os tipos de patologias. A consulta acompanhará crianças com diferentes patologias agudas ou crónicas, como a paralisia facial periférica, as patologias agudas do foro respiratório, os torcicolos musculares congénitos, as perturbações da mastigação ou deglutição, a patologia músculo-esquelética traumática. A referenciação destes utentes será feita internamente, pelo Serviço de Pediatria e pelos Centros de Saúde.

Também as crianças em pós-operatório de cirurgias ortotraumatológicas, com lesão encefálica ou vértebro-medular adquirida recente, com atraso do desenvolvimento da linguagem ou com perturbações específicas da linguagem (até aos sete anos de idade), com perturbações articulatórias (até aos 10 anos de idade), com atraso global do desenvolvimento psicomotor, com disrafismos medulares, com défice congénito de membros, ou crianças amputadas, com doenças neuromusculares, ou com artrites idiopáticas juvenis serão acompanhadas na Consulta de Reabilitação Pediátrica.

Lília Martins, coordenadora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, explica que «esta nova consulta permite-nos dar um melhor seguimento e um acompanhamento tanto abrangente como diferenciado às crianças que já são seguidas no CHLP, nas consultas de Medicina Física e de Reabilitação, mas numa perspectiva mais direccionada para a Pediatria e para as necessidades dos nossos pequenos utentes».


Leiria, 12 de abril de 2012