Hospital de Santo André esclarece sobre utilidade do Portal do Utente
O Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, acolheu, no dia 31 de janeiro, uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre o Portal do Utente, promovida pelo Ministério da Saúde. Durante todo o dia, dois técnicos da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estiveram num posto de informação na Consulta Externa do HSA, e convidaram os utentes a conhecer o Portal, fazer o registo e experimentar a plataforma, bem como aceder ao portal através da autenticação com o cartão de cidadão.
O Portal do Utente, em funcionamento desde Maio de 2012, inclui informações fornecidas pelos próprios utentes, e que podem ser úteis aos profissionais que os acompanham. As informações preenchidas pelos utentes ficam imediatamente disponíveis para os profissionais de saúde, o que pode fazer toda a diferença quando o utente está numa situação de urgência, consulta ou internamento. Os utentes podem ter acesso a vários dados sobre o seu processo, como consultas e exames agendados em qualquer ponto do País, o seu Testamento Vital, entre outras informações, e ainda alertas de saúde adequados à sua condição, por exemplo de obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
Francisco Roxo, vogal do Conselho de Administração do CHL e responsável pela iniciativa no HSA, destaca que «A Plataforma de Dados da Saúde de que faz parte o Portal do Utente é uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde, na medida em que permite consultar o historial clínico e informações importantes sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida, o que em muitas situações agiliza os processos de tratamento, e pode mesmo salvar a sua vida».
Em janeiro de 2013 o CHL formalizou a sua adesão à Plataforma de Dados de Saúde (PDS), uma rede nacional que liga 430 instituições de saúde nacionais, públicas e privadas, dando acesso a todos os profissionais de saúde aos dados dos utentes registados nos cuidados primários, hospitais e cuidados continuados. Esta plataforma disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, e que integra e disponibiliza informação de instituições de norte a sul do País (e qualquer local onde o utente possa vir a ser atendido).
O Portal do Utente, em funcionamento desde Maio de 2012, inclui informações fornecidas pelos próprios utentes, e que podem ser úteis aos profissionais que os acompanham. As informações preenchidas pelos utentes ficam imediatamente disponíveis para os profissionais de saúde, o que pode fazer toda a diferença quando o utente está numa situação de urgência, consulta ou internamento. Os utentes podem ter acesso a vários dados sobre o seu processo, como consultas e exames agendados em qualquer ponto do País, o seu Testamento Vital, entre outras informações, e ainda alertas de saúde adequados à sua condição, por exemplo de obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
Francisco Roxo, vogal do Conselho de Administração do CHL e responsável pela iniciativa no HSA, destaca que «A Plataforma de Dados da Saúde de que faz parte o Portal do Utente é uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde, na medida em que permite consultar o historial clínico e informações importantes sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida, o que em muitas situações agiliza os processos de tratamento, e pode mesmo salvar a sua vida».
Em janeiro de 2013 o CHL formalizou a sua adesão à Plataforma de Dados de Saúde (PDS), uma rede nacional que liga 430 instituições de saúde nacionais, públicas e privadas, dando acesso a todos os profissionais de saúde aos dados dos utentes registados nos cuidados primários, hospitais e cuidados continuados. Esta plataforma disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, e que integra e disponibiliza informação de instituições de norte a sul do País (e qualquer local onde o utente possa vir a ser atendido).