HSA inicia obras de recuperação da Urgência Pediátrica
Empreitada de obras no interior Hospital continua
O Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), continua, no âmbito das obras de recuperação do interior do hospital, a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e de atendimento aos utentes. A intervenção no setor 1 da Consulta Externa está terminada, iniciando-se agora as obras de recuperação da Urgência Pediátrica.
«Estas obras inserem-se na empreitada que o Hospital tem levado a cabo, e que visam melhorar o interior, as condições de assistência e de trabalho, quer do ponto de vista do conforto quer da eficiência, com novos equipamentos e tecnologia de ponta», explica Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP. «As obras que temos levado a cabo no interior do hospital têm melhorado significativamente as condições de trabalho dos profissionais e de tratamento, conforto e segurança dos utentes», continua o responsável, concluindo que «disso são exemplo as novas instalações da Urgência Geral, a renovada Consulta Externa ou também nos serviços de internamento».
As obras de melhoramento da Urgência Pediátrica iniciam-se esta semana e têm a sua conclusão prevista para final de setembro, sendo que, até essa altura, o acesso e admissão de utentes não sofrerão qualquer alteração. Sempre que se justifique recorrer a este serviço, os utentes devem dirigir-se, à semelhança do que aconteceu até agora, à entrada do Serviço de Urgência Pediátrica, e fazer a sua admissão como é costume, sendo depois encaminhados, se necessário, pelos profissionais.
A recuperação da Urgência Pediátrica desenvolve-se em três fases. A primeira fase, a decorrer até finais de agosto, compreende a deslocação do atendimento de enfermagem para a área de contingência do Serviço de Urgência Geral, enquanto a área de atendimento médico permanece a funcionar na Urgência Pediátrica. Nesta fase a Unidade de Internamento de Curta Duração Pediátrica (UICD) será deslocada para o internamento do Serviço de Pediatria, que se localiza no piso 1 da Torre Poente.
Na segunda fase – a decorrer de finais de agosto a finais de setembro – a sala de emergência pediátrica será deslocada para a sala de emergência do Serviço de Urgência Geral. Nesta altura o atendimento de enfermagem regressará às instalações da Urgência Pediátrica, e a zona de triagem será deslocada para a área de contingência da Urgência Geral, sendo o acesso a esta área efetuado pelo exterior.
Na terceira e última fase – a decorrer até final de setembro – todas as áreas deslocadas nas fases anteriores regressarão às instalações da Urgência Pediátrica, e as áreas em intervenção serão deslocadas para outros espaços dentro do Serviço de Urgência Pediátrica.
Leiria, 23 de julho de 2013