HSA testa capacidade de resposta dos serviços em simulacro de incêndio

Exercício envolveu 65 profissionais do Hospital e da Proteção Civil
 
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal (CHLP) testou a capacidade de resposta dos seus serviços durante um exercício que simulou um incêndio numa das salas do Bloco Operatório Central, com atuação dos bombeiros e evacuação do doente da sala, e que decorreu hoje, segunda-feira, dia 4 de junho. O simulacro juntou 65 profissionais do Hospital e da Proteção Civil local, Bombeiros Municipais e Polícia de Segurança Pública, e teve como principal objetivo testar o plano de segurança da unidade hospitalar de Leiria.
 
«Os profissionais de Saúde e os profissionais de apoio à prestação de cuidados de Saúde de um Hospital, que exercem funções em todos os Serviços, têm de estar preparados para situações críticas e inesperadas relativas à segurança de pessoas e bens, e em que os recursos próprios disponíveis são insuficientes. Como acontece em situações de incêndio, que têm de ser resolvidos com o recurso a profissionais externos municipais e voluntários», explica Francisco Velez Roxo, vogal executivo do Conselho de Administração do CHLP.
 
O administrador salienta que o balanço do exercício é «positivo e evidencia um bom cumprimento da maioria das regras constantes do Manual de Segurança Interna do HSA», acrescentando que «há, como é natural, a necessidade de reforço da formação contínua em métodos e técnicas de utilização de meios, assim como da boa articulação do sistema de comunicação interno, para que estes episódios possam ter, em qualquer caso e sempre, a resposta mais adequada e eficaz».
 
Este tipo de exercícios irá realizar-se trimestralmente, visando abranger um cada vez maior número de serviços e infraestruturas do CHLP, e contribuindo assim para uma política de segurança e qualidade que vem sendo a aposta principal deste Centro Hospitalar nos últimos anos, e que conhecerá durante o próximo mês de julho uma evolução importante com a Auditoria Final de Acreditação da Joint Commission International.