I Encontro de Doença Celíaca no CHL ensina a viver sem glúten

Dia 7 de junho, no Hospital de Santo André, em Leiria

O doente celíaco está no foco do I Encontro de Doença Celíaca do Centro Hospitalar de Leiria, que decorre dia 7 de junho, quinta-feira. O período da manhã destina-se essencialmente a profissionais de saúde, mas os utentes estão convidados a assistir aos painéis da tarde, onde se inclui a apresentação de projetos relacionados com o doente celíaco, seguindo-se um workshop de culinária, onde serão partilhadas receitas isentas de glúten, pela mão da Associação Portuguesa de Celíacos.
 
Durante a manhã serão discutidos temas como as manifestações clinicas e o diagnóstico desta doença autoimune, o seguimento e a prevenção de complicações futuras. Após as 11h15 será debatido o desafio dos profissionais no que toca à terapêutica para esta doença, e na implementação e seguimento da dieta isenta de glúten junto do doente. Será ainda apresentado o projeto “CHL primeiro hospital amigo do doente celíaco”, cuja abordagem à doença celíaca será pioneira a nível nacional.
 
Na parte da tarde, e a partir das 14h15, o painel aberto ao público fala sobre o apoio ao doente celíaco no CHL, seguindo-se a apresentação do projeto “Célia Celíaca”. O dia termina com o workshop de culinária onde serão apresentadas receitas sem glúten.
 
A organização está a cargo da Comissão da Humanização do CHL.

1 de junho de 2018